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dc.contributor.advisorSILVA, Gisele Leite-
dc.contributor.advisorBRAZ, Thomas Junqueira-
dc.contributor.authorSANTOS, Eduardo Martins dos-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Gabriela da Silva-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Gabriela da Silva Braga-
dc.contributor.authorLEAL, Isabella Teixeira-
dc.contributor.authorGUIMARÃES, Mariana de Oliveira-
dc.contributor.authorCOSTA, Nicolly Assis-
dc.date.accessioned2024-04-18T19:09:38Z-
dc.date.available2024-04-18T19:09:38Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Eduardo Martins dos; ALBUQUERQUE, Gabriela da Silva; OLIVEIRA, Gabriela da Silva Braga; LEAL, Isabella Teixeira; GUIMARÃES, Mariana de Oliveira; COSTA, Nicolly Assis. Como o ambiente educacional atua na capacitação de deficientes físicos e sensoriais com destino a área corporativa na grande São Paulo; 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Tecnico de Administração) – Etec de Cotia, Cotia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17668-
dc.description.abstractO tema central aborda a capacitação de pessoas com deficiência física e sensorial para a integração no ambiente corporativo, enfatizando a necessidade de preparação nas instituições educacionais, além das cotas. A escolha surge da exclusão social decorrente da falta de ênfase nas cotas para a capacitação acadêmica, visando promover um sistema educacional inclusivo, alinhado à busca por igualdade segundo o censo escolar de 2018. O desenvolvimento abrange definição de PCDs, inclusão, histórico, direitos legais, acessibilidade, formação pedagógica, contratações, pesquisa de campo e estudo de caso. Procedimentos para validar teorias envolveram abordagem quantitativa, pesquisa básica e revisão bibliográfica, com destaque para a necessidade de um questionário estruturado na pesquisa quantitativa via Google Forms, realizada de 22 de setembro a 25 de outubro de 2023. Resultados evidenciam desafios de acessibilidade nas escolas brasileiras para PCDs, destacando a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e a adaptação dos respondentes à estrutura escolar. Na esfera profissional, a falta de acessibilidade é a principal dificuldade, com reconhecimento de empresas por práticas exemplares de inclusão. A pesquisa mostra divisão no conhecimento das leis para PCDs, sublinhando a importância da conscientização sobre os direitos. A proposta de construir escolas eficazes é respaldada pelos dados, mas destaca a urgência de ações para superar desafios e promover a inclusão. O questionário educacional revela falta de especialização na formação para lecionar a PCDs, com interesse em cursos especializados. Considerações finais confirmam a falta de dependências acessíveis em algumas escolas da Grande São Paulo. A proposta de construir escolas eficazes é respaldada pela identificação clara dos desafios enfrentados por estudantes com deficiências, ressaltando a urgência de um ambiente educacional mais inclusivo. Sugere-se a introdução de cursos preparatórios e educação especial nos currículos para promover uma melhor qualidade de ensino, analisando o impacto dessas práticas na capacitação de PCDs para a inserção no mercado de trabalho na Grande São Paulo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher222pt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência físicapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectAcessibilidade ao meio físicopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleComo o ambiente educacional atua na capacitação de deficientes físicos e sensoriais com destino a área corporativa na Grande São Paulo.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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