Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17668
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Gisele Leite | - |
dc.contributor.advisor | BRAZ, Thomas Junqueira | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Eduardo Martins dos | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Gabriela da Silva | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Gabriela da Silva Braga | - |
dc.contributor.author | LEAL, Isabella Teixeira | - |
dc.contributor.author | GUIMARÃES, Mariana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | COSTA, Nicolly Assis | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T19:09:38Z | - |
dc.date.available | 2024-04-18T19:09:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Eduardo Martins dos; ALBUQUERQUE, Gabriela da Silva; OLIVEIRA, Gabriela da Silva Braga; LEAL, Isabella Teixeira; GUIMARÃES, Mariana de Oliveira; COSTA, Nicolly Assis. Como o ambiente educacional atua na capacitação de deficientes físicos e sensoriais com destino a área corporativa na grande São Paulo; 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Tecnico de Administração) – Etec de Cotia, Cotia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17668 | - |
dc.description.abstract | O tema central aborda a capacitação de pessoas com deficiência física e sensorial para a integração no ambiente corporativo, enfatizando a necessidade de preparação nas instituições educacionais, além das cotas. A escolha surge da exclusão social decorrente da falta de ênfase nas cotas para a capacitação acadêmica, visando promover um sistema educacional inclusivo, alinhado à busca por igualdade segundo o censo escolar de 2018. O desenvolvimento abrange definição de PCDs, inclusão, histórico, direitos legais, acessibilidade, formação pedagógica, contratações, pesquisa de campo e estudo de caso. Procedimentos para validar teorias envolveram abordagem quantitativa, pesquisa básica e revisão bibliográfica, com destaque para a necessidade de um questionário estruturado na pesquisa quantitativa via Google Forms, realizada de 22 de setembro a 25 de outubro de 2023. Resultados evidenciam desafios de acessibilidade nas escolas brasileiras para PCDs, destacando a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e a adaptação dos respondentes à estrutura escolar. Na esfera profissional, a falta de acessibilidade é a principal dificuldade, com reconhecimento de empresas por práticas exemplares de inclusão. A pesquisa mostra divisão no conhecimento das leis para PCDs, sublinhando a importância da conscientização sobre os direitos. A proposta de construir escolas eficazes é respaldada pelos dados, mas destaca a urgência de ações para superar desafios e promover a inclusão. O questionário educacional revela falta de especialização na formação para lecionar a PCDs, com interesse em cursos especializados. Considerações finais confirmam a falta de dependências acessíveis em algumas escolas da Grande São Paulo. A proposta de construir escolas eficazes é respaldada pela identificação clara dos desafios enfrentados por estudantes com deficiências, ressaltando a urgência de um ambiente educacional mais inclusivo. Sugere-se a introdução de cursos preparatórios e educação especial nos currículos para promover uma melhor qualidade de ensino, analisando o impacto dessas práticas na capacitação de PCDs para a inserção no mercado de trabalho na Grande São Paulo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 222 | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência física | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade ao meio físico | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Como o ambiente educacional atua na capacitação de deficientes físicos e sensoriais com destino a área corporativa na Grande São Paulo. | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
COMO O AMBIENTE EDUCACIONAL ATUA NA CAPACITAÇÃO.pdf Restricted Access | 885.19 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
TERMO DE AUTORIZACAOComo o ambiente educacional atua na.pdf Restricted Access | 3.01 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.