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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1570
Título: | O jogo além do jogo: uma reflexão sobre o metajogo proposto por Richard Garfield |
Título(s) alternativo(s): | The game beyond the game: a reflection on the meta-game proposed by Richard Garfield |
Autor(es): | KAWABATA, Allan Lucas Lacerda |
Orientador(es): | VIVACQUA, Maria Victoria Guinle |
Outro(s) contribuidor(es): | SAÉS, Maria Elizete Luz SILVA, Sílvia Aparecida José e |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Jogos eletrônicos |
Data do documento: | 25-Jun-2013 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | KAWABATA, Allan Lucas Lacerda. O jogo além do jogo: uma reflexão sobre o metajogo proposto por Richard Garfield, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013 |
Resumo: | O presente trabalho situa o jogo como um sistema experiencial sob a perspectiva dos contextos externos ao círculo mágico. O notável potencial transformador de uma experiência de jogo é evidenciado como sintomático, acarretando em benefícios e malefícios a saúde física e psicológica do ser humano. A partir da relação entre a inerente artificialidade do jogo e a incontestável realidade social genuína, surge o metajogo proposto por Richard Garfield, que une o fluxo dos elementos internos e externos ao círculo mágico no contexto social do jogo. A análise do metajogo durante a fase de design se faz uma atividade essencial que contribui positivamente para a emersão de um metajogo rico e saudável aos jogadores. Essa importância pode ser constatada no estudo de caso do metajogo do jogo de cartas colecionáveis Magic: The Gathering, cujo sucesso e estabilidade decorrem principalmente da incorporação de recursos de metajogo previamente planejados no processo de design. Dessa maneira, mostramos aos designers o quão útil e importante é a inclusão do metajogo como uma atividade indispensável, tendo em vista a intrínseca responsabilidade do designer diante dos jogos que cria, bem como das experiências que projeta indiretamente. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1570 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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