Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15526
Título: Administração aplicada à agricultura familiar: análise comparativa da gestão de um assentamento e uma propriedade agrícola individual
Autor(es): BENTO, Ana Laura da Silva
FERNANDES, Beatriz Ferreira
SOUZA, Geisebel Maria Ramos
VALE, Mariana Caroline do
SILVA, Stephanie Jeniffer Alves da
SOUSA, Yasmin Alves de
Orientador(es): PEREIRA, Marcelo Alves
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Agricultura familiar;Propriedade privada;Atividade comercial;Sustentabilidade
Data do documento: 24-Nov-2022
Editor: 074
Referência Bibliográfica: BENTO, Ana Laura da Silva et al. Administração aplicada à agricultura familiar: análise comparativa da gestão de um assentamento e uma propriedade agrícola individual. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Técnico em Administração) - ETEC José Martimiano da Silva, Ribeirão Preto, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a agricultura familiar aplicada à administração em Ribeirão Preto e Sertãozinho, ou seja, mostrar a importância da prática e comercialização da mesma, onde cada produtor tem papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Para tal finalidade, realizou-se uma pesquisa de campo, onde foi elaborado um questionário de perguntas abertas, o qual foi respondido por um proprietário de um assentamento, localizado na cidade de Ribeirão Preto-SP, e uma propriedade agrícola privada, localizada na cidade de Sertãozinho-SP. Sendo assim, a partir das informações obtidas, fez-se uma comparação entre as duas propriedades de agricultura familiar, a fim de analisar o processo de logística de cada uma. Diante dessa perspectiva, concluiu-se que há semelhanças entre as duas instituições agrícolas, onde ambos os agricultores não tem conhecimento sobre políticas públicas voltadas à agricultura familiar e não utilizam nenhum tipo de agrotóxico ou fertilizante para impulsionar a produção, mas que se diferenciam por realizarem o processo de distribuição atendendo as necessidades do mercado local e com proporções de espaço para o plantio diferentes, visto que a propriedade do assentamento necessita de uma área maior, mas, ainda sim, utiliza da técnica de plantação vertical, para promover maior produtividade. Com isso, notou-se o público-alvo de cada local, além do processo de gestão de cada produtor, onde a satisfação do consumidor e a produção, estão aliados a um processo sustentável.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15526
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
etimadministracao_2022_analauradasilvabueno_administracaoaplicacadaaagriculturafamiliar.pdf.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.