Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1415
Título: Evolução e princípios das técnicas de 5S
Título(s) alternativo(s): Evolution and principles of 5S techniques
Autor(es): MACHADO, Heloise Epifânio
Orientador(es): SAMPAIO, José Fornazier Camargo
Outro(s) contribuidor(es): MONTEIRO, Edison Valentim
PITOLLI, Magaly
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Qualidade
Data do documento: 25-Jun-2011
Editor: 004
Referência Bibliográfica: MACHADO, Heloise Epifanio. Evolução e princípios das técnicas de 5S, 2011. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2011
Resumo: O programa 5”S” é um método originário do Japão que surgiu após a Segunda Guerra Mundial(1939 a 1945), tendo o principal idealizador Kaoru Ishikawa. Com a devastação do país e a necessidade de qualidade nos produtos industrializados, foi implantado os 5 sensos, conhecidos como Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, essas disciplinas surgiram no Brasil, em 1990, em empresa prestadoras de serviços. Posteriormente, se estendeu nas empresas de médio e grande porte e, atualmente, os 5”S”, evolui para 6,7,8,9 e 10”S”, dependendo da necessidade do local a ser implantado. É claramente visível os benefícios que a metodologia nos traz, e o intuito é estudar cada disciplina, com objetivos e métodos a serem aplicados e o reduzido custo com inúmeras vantagens para nosso dia a dia. O sucesso não se restringe apenas nas indústrias, comércios, bancos, escolas e etc, é um método amplo, que nos direciona, educa e edifica para um futuro próspero em todos os aspectos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1415
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20111S_MACHADOHeloiseEpifanio_TCCTX0180.pdf
  Restricted Access
2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.