Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11018
Title: Empreendedorismo familiar: um estudo de caso “casinha doce” – Franca SP
Other Titles: Family entrepreneurship: a case study “little house” – Franca SP
Authors: VICTOR, Ana Valéria Barbosa
Advisor: CARVALHO, Daltro Oliveira de
Other contributor: CARVALHO, Daltro Oliveira de
DANDARO, Fernando
CARLONI, Alessandro Ramos
type of document: Monografia
Keywords: Agricultura familiar;Renda familiar;Empreendedorismo;Sorvete
Issue Date: 10-Nov-2022
Publisher: 109
Citation: VICTOR, Ana Valéria Barbosa. Empreendedorismo familiar: um estudo de caso “casinha doce” – Franca SP. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022.
Abstract: O presente trabalho discorre sobre o empreendedorismo familiar e tem por objetivo analisar estratégias de crescimento e desenvolvimento para uma empresa no ramo alimentício (sorvete artesanal), de receita própria e exclusiva, situada na cidade de Franca. No contexto acadêmico justifica-se por considerar as peculiaridades na administração das empresas familiares e no comportamento do empreendedor, e no contexto empresarial, por auxiliar a comunidade externa de empreendedores a entenderem melhor os efeitos deste modelo de negócios para o resultado organizacional. Com este intuito, utilizou-se de pesquisa literária exploratória como forma de embasar o desenvolvimento do trabalho e, posteriormente, aplicou-se uma pesquisa descritiva obtendo dados primários para o desenvolvimento do estudo de caso na empresa familiar citada, através de entrevista com o matriarca e fundador da Casinha Doce, possibilitando assim, uma análise qualitativa. Buscou-se, tomando como base, os objetivos do presente trabalho, abordar as práticas empreendedoras tangentes à familiaridade, necessidade de mercado, dificuldades do segmento, mercado competitivo e sucessão. Pôde-se concluir a partir do estudo de caso desenvolvido, que a adoção das práticas do empreendedorismo estratégico na empresa despertou fortemente o interesse de preservar sua continuidade e regular gestão.
This present research discusses family entrepreneurship and aims to analyze growth and development strategies for a company in the food business (artisanal ice cream), with its own and exclusive recipe, located in the city of Franca. In the academic context, it is justified by considering the peculiarities in the administration of family businesses and in the behavior of the entrepreneur, and in the business context, by helping the external community of entrepreneurs to better understand the effects of this business model for the organizational result. For this purpose, exploratory literary research was used as a way of supporting the development of the paper and, later, a descriptive research was applied, obtaining primary data for the development of the case study in the mentioned family company, through an interview with the matriarch and founder of Casinha Doce, thus enabling a qualitative analysis. Based on the objectives of the present work, we sought to approach entrepreneurial practices related to familiarity, market needs, segment difficulties, competitive market and succession. Based on the case study developed, it can be concluded that the adoption of strategic entrepreneurship practices in the company strongly aroused the interest of preserving its continuity and regular management.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11018
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA VALÉRIA_TG_Pós_Banca.pdf390.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.