Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10829
Título: Sistema de inventário para jogos indie com sqlite e godot engine: aplicação em gênero arpg
Título(s) alternativo(s): Inventory system for indie games with sqlite and godot engine: application in arpg genre
Autor(es): MEIRELLES, Henrique de Carvalho
MARTINS, João Victor Veronez
CARVALHO, Rodrigo Garcia de
Orientador(es): GALVANI, Alexandre
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Inventário;Jogos;Jogos de computador;Frameworks
Data do documento: 13-Dez-2022
Editor: 196
Referência Bibliográfica: MEIRELLES, Henrique de Carvalho; MARTINS, João Victor Veronez; CARVALHO, Rodrigo Garcia de. Sistema de inventário para jogos indie com sqlite e godot engine: aplicação em gênero ARPG. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2022.
Resumo: Action Role-Playing Game (ARPG) ou Jogo de Interpretação de Papéis de Ação é um subgênero derivado do famigerado Role-Playing Game (RPG). O tipo de jogo em que os participantes assumem personagens, criam narrativas colaborativamente e podem batalhar contra criaturas em tempo real. Seu precursor surgiu na década de 70, em registros oficiais, com o lançamento de Dungeons & Dragons. Uma mecânica fundamental e amplamente utilizada é o inventário: projetado para armazenar, organizar e exibir itens de um personagem in-game. O material disponível (em português) no repositório oficial do Godot Engine não abrange de forma clara a construção da tal. Portanto, este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um sistema de inventário para jogos digitais focado em ARPG. Para validar a proposta optou-se pelo Framework Kanban como metodologia, além de títulos com diferentes abordagens sobre a temática, elencados para análise e comparação de pontos relevantes. A base de dados relacional foi previamente armazenada em SQLite, com possibilidade de migração para arquivo(s) no formato JSON. A mudança é proposital para tornar o projeto altamente escalável, considerando a distribuição posterior em diversas plataformas: Web, Android, iOS, Linux, MacOS e Windows. O resultado obtido consiste em um produto completamente funcional e flexível o suficiente para ser reutilizado. Conclui-se que a ideia da adoção do JSON mostrou ser a melhor decisão durante a prototipagem, por se tratar de um formato leve de troca de informações e pela praticidade em manter as tabelas com um simples editor de código.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10829
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bancodedados_2022_2_henriquemeirelles_sistemadeinventarioparajogos.pdf320.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.