Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10254
Título: Elaboração de receitas de acordo com a resolução nº 06, de 08 de maio de 2020/PNAE para crianças de 0 a 3 anos
Autor(es): BARBOSA, Maria Aparecida da Silva
ARAUJO, Maria Aparecida de
SILVA, Raquel de Oliveira
Orientador(es): TABLAS, Mariana Baptista
Outro(s) contribuidor(es): TABLAS, Mariana Baptista
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Programas e políticas de nutrição e alimentação;Alimentação infantil
Data do documento: 27-Jun-2022
Editor: 097
Referência Bibliográfica: BARBOSA, Maria Aparecida da Silva. Elaboração de receitas de acordo com a resolução nº 06, de 08 de maio de 2020/PNAE para crianças de 0 a 3 anos. 2022. Trabalho de conclusão de curso( Técnico em Nutrição e Dietética). Ipaussu, SP. 27.jun.2022.
Resumo: A resolução N° 6 voltada para alimentação escolar veio para melhorar a qualidade de vida das crianças de 0 a 3 anos, pois evita o consumo do açúcar, alimentos ultra processados, melhorando assim a saúde e assim evitando complicações futuras. O estudo leva em consideração o fato de que a alimentação saudável é essencial as crianças, e que sua carência ou deficiência de nutrientes podem acarretar ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, hipertensão associados aos crescentes casos de obesidade infantil. Neste sentido o Programa Nacional da Alimentação Escolar, (PNAE) torna-se um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Com isso, este trabalho teve como objetivo analisar a aceitação da nova resolução da alimentação escolar, (sem açúcar em todas as preparações) através da receita base elaborada pelo nutricionista Rudson com algumas alterações para atender a nova resolução 6, sendo substituído o cacau 50% pelo cacau 100%, porém com algumas adaptações para deixá-lo mais suave e obter melhor aceitação. O teste de aceitabilidade foi aplicado no público adulto de estudantes da Etec Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho – Ipaussu –SP, sendo o primeiro teste aplicado não apresentando boa aceitação, enquanto o segundo teste foi o mais aceito pelos participantes. Concluímos que o apoio dos Pais na aceitabilidade da preparação e a parceria de nutricionistas juntamente com as ações educativas de Professores voltados a alimentação saudável e de qualidade, com a colaboração dos cozinheiros e das da escola, a nova resolução poderá apresentar êxito em todos os aspectos, assim contribuindo para o futuro das crianças .
Descrição: Trabalho de conclusão de curso
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10254
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola Técnica Estadual Prof marias FINAL 22-06.pdf
  Restricted Access
395.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.