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Título: Metodologia para adaptação de obras literárias em jogos digitais
Título(s) alternativo(s): Methodology for adaptation of literary works In digital games
Autor(es): INNOCENTE, Fernando César Domingues
Orientador(es): SILVA, Sílvia Aparecida José e
Outro(s) contribuidor(es): ANDRADE, Kleber de Oliveira
CAETANO, Luiz Carlos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Narrativa em jogos eletrônicos;Jogos eletrônicos
Data do documento: 10-Dez-2015
Editor: 004
Referência Bibliográfica: INNOCENTE, Fernando Cesar Domingues. Metodologia para adaptação de obras literárias em jogos digitais, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Resumo: O presente trabalho tem por meta estudar as vantagens ao se utilizar de uma obra literária para embasar o desenvolvimento de um jogo digital, e assim, propor uma metodologia para facilitar adaptações futuras. Utiliza-se o conto A Igreja do diabo, de Machado de Assis, para o estudo de caso. Faz-se interessante o casamento proposto, devido à importância que as obras literárias possuem no desenvolvimento intelectual dos indivíduos, assim como a possível necessidade de se encontrar alternativas para difusão destas obras, visto a tendência cada vez maior de se abandonar o hábito da leitura em detrimento de outras atividades. O estudo faz uma breve análise da evolução histórica dos livros, avalia se existem outras adaptações semelhantes, avalia o público que melhor pode receber este tipo de adaptação, assim como qual canal este público possui maior exposição. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a experimentação, enriquecida com a pesquisa bibliográfica, assim como o embasamento das decisões em pesquisas quantitativas realizadas por institutos de renome. Conclui-se que, apesar de não ter sido possível atingir todos os objetivos iniciais, é extremamente benéfico a utilização de obras literárias para embasar jogos digitais, pois algumas etapas do desenvolvimento são comuns para ambas as formas de narrativa.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/996
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