Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9969
Título: Consumo de sódio durante o período gestacional e suas complicações: elaboração de produto com baixo teor de sódio
Título(s) alternativo(s): Sodium consumption during the gestational period and its complications: elaboration of low sodium product.
Autor(es): ALMEIDA, Aline Évelyn da Silva
SOUZA, Aline Ferraz de
BONFIM, Bruno Rodrigues
VIEIRA, Laís Rossetto
OLIVEIRA, Luana Cristina de
ROCHA, Thays Moura
Orientador(es): SILVA, Natalia Carvalho da
FERREIRA, Patrícia de Oliveira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sódio;Gravidez;Dieta
Data do documento: Dez-2014
Editor: 199
Referência Bibliográfica: ALMEIDA, Aline Évelyn da Silva. SOUZA, Aline Ferraz de. BONFIM, Bruno Rodrigues. VIEIRA, Laís Rossetto. OLIVEIRA, Luana Cristina de. ROCHA, Thays Moura. Consumo de sódio durante o período gestacional e suas complicações: elaboração de produto com baixo teor de sódio, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética- Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2014
Resumo: O sódio culturalmente é muito consumido em todos os períodos da vida, inclusive na gravidez, acarretando em diversas complicações que multas vezes podem transcorrer o período gestacional. De acordo com o PNAN - Política Nacional de Alimentação e Nutrição (2003): "O sódio é um elemento químico encontrado no sal de cozinha (cloreto de sódio) e em grande parte dos alimentos. Uma parcela desse sódio está presente naturalmente nos alimentos, porém a maior parte dele é adicionada, por consumidores, produtores e manipuladores, durante o consumo, fabricação e preparo dos alimentos, na forma de sal ou outros aditivos que contém sódio.' As funções do sódio nos alimentos, além de conferir sabor ao alimento ou preparação, também Incluem a garantia da segurança sanitária e funções tecnológicas como textura e estrutura dos produtos, por exemplo (PNAN, 2003). O sódio opera várias funções dentro do organismo humano como: atuar na condução de estímulos nervosos, na contração muscular e contribuir para a coagulação osmótica dos fluídos. Contudo, quando o consumo supera a quantidade de 2g por pessoa ao dia, que equivale a 5g de sal, esse excesso se reverte nas patologias mais comuns atualmente em toda a população, como por exemplo, a hipertensão arterial (PNAN, 2003).
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9969
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nut_2014_etim_alineévelyn_consumo.pdf
  Restricted Access
6.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.