Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9966
Título: Análise do consumo de açúcares por adolescentes
Título(s) alternativo(s): Analysis of sugar consumption by adolescents
Autor(es): PEREIRA, Christiane
CARVALHO, Eraclides
MIGUEL, Janaína
OLIVEIRA, Luciene
MENDES, Thais
Orientador(es): FERREIRA, Patrícia de Oliveira
MAGALHÃES, Fernanda Guilhermino
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Açúcar;Nutrição do adolescente
Data do documento: Jun-2015
Editor: 199
Referência Bibliográfica: PEREIRA, Christiane. CARVALHO, Eraclides. MIGUEL, Janaína. OLIVEIRA, Luciene. MENDES, Thais. Análise do consumo de açúcares por adolescentes, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética- Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2015
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar a quantidade de açúcar consumida por estudantes da ETEC Cidade Tiradentes Integrado ao Ensino Médio. Desenvolvemos um questionário para saber a quantidade de açúcar consumida habitualmente em um dia, este questionário não foi muito satisfatório, pois eles consomem muitos doces, refrigerantes e bebidas açucaradas. Também realizamos a mensuração de peso e altura com estudantes, tivemos apenas um caso de sobrepeso, e dois casos de risco de sobrepeso, entretanto alarmante, pois essa é uma fase de desenvolvimento dos adolescentes e esse resultado pode ser prejudicial. Através de questionário e degustação de quatro tipos diferentes de açúcar (mascavo, refinado, cristal e adoçante em pó). Constatamos o hábito diário de consumo de produtos industrializados á base de açúcar refinado, em grande quantidade. Fizemos uma apresentação com quatro tipos de bolos com açúcares diferentes e nesse mesmo momento elaboramos uma pequena gincana com perguntas e respostas de verdadeiro ou falso para estimular 0 conhecimento deles sobre os tipos de açúcares, e informando eles sobre as propriedades do açúcar, citando os seus benefícios e malefícios se consumido em excesso. Pesquisamos a quantidade de açúcar recomerdada e novamente aplicamos o questionário do consumo habitual de açúcar pelos adolescentes para avaliar se houve alguma mudança. E o resultado não foi satisfatório, pois obtivemos um resultado com poucas mudanças. Concluímos que este hábito alimentar com excesso de açúcar prejudica o desenvolvimento deles, os tornando sedentários e com maior possibilidade de adquirirem em médio ou longo prazo uma patologia crónica, como Hipertensão, Diabetes e outras.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9966
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nut_2015_1_christianepereira_análise.pdf
  Restricted Access
1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.