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Título: Adaptando narrativas interativas através da realidade aumentada: desenvolvimento de uma aplicação usando marcadores naturais e hipermídia
Título(s) alternativo(s): Adapting interactive narratives through augmented reality: development of an application using natural markers and hypermedia
Autor(es): OLIVEIRA, Denise Calsavara Paiva de
Orientador(es): FORTE, Cleberson Eugênio
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Sílvia Aparecida José e
DEGRANDE JÚNIOR, Luiz Carlos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Jogos eletrônicos;Narrativa em jogos eletrônicos;Realidade aumentada
Data do documento: 26-Jun-2015
Editor: 004
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Denise Calsavara Paiva de. Adaptando narrativas interativas através da realidade aumentada: desenvolvimento de uma aplicação usando marcadores naturais e hipermídia, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Resumo: Considerando a vasta área de atuação da narrativa interativa (como o teatro, jogos digitais e até mesmo histórias impressas), o aumento do interesse pela pesquisa tecnológica em realidade aumentada e as possibilidades de interatividade que a hipermídia apresenta; nota-se que a combinação desses recursos pode produzir um ambiente de narrativa interativa que satisfaça a necessidade de interferência do leitor na história. Dessa forma, este trabalho estuda a narrativa interativa em um ambiente de realidade aumentada e combina recursos de hipermídia com o intuito de amplificar a interatividade que uma narrativa interativa impressa já apresenta. O presente estudo, com o propósito de exemplificar cada conceito acima, transpôs uma narrativa interativa impressa para uma versão digital, através de um aplicativo desenvolvido para o sistema operacional Android utilizando uma game engine e biblioteca de realidade aumentada, que faz uso de marcadores naturais. O aplicativo desenvolvido atingiu seu propósito, visto que a realidade aumentada contribuiu com a interatividade no momento de escolha de caminhos da história, tornando-a mais participativa para o leitor: a escolha de marcadores naturais contribuiu para que a seleção dos caminhos fosse intuitiva; enquanto a hipermídia teve uma importante atuação possibilitando que o leitor conheça o mundo em que se passa a história através de hiperlinks.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/991
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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