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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/991
Título: | Adaptando narrativas interativas através da realidade aumentada: desenvolvimento de uma aplicação usando marcadores naturais e hipermídia |
Título(s) alternativo(s): | Adapting interactive narratives through augmented reality: development of an application using natural markers and hypermedia |
Autor(es): | OLIVEIRA, Denise Calsavara Paiva de |
Orientador(es): | FORTE, Cleberson Eugênio |
Outro(s) contribuidor(es): | SILVA, Sílvia Aparecida José e DEGRANDE JÚNIOR, Luiz Carlos |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Jogos eletrônicos;Narrativa em jogos eletrônicos;Realidade aumentada |
Data do documento: | 26-Jun-2015 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | OLIVEIRA, Denise Calsavara Paiva de. Adaptando narrativas interativas através da realidade aumentada: desenvolvimento de uma aplicação usando marcadores naturais e hipermídia, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015 |
Resumo: | Considerando a vasta área de atuação da narrativa interativa (como o teatro, jogos digitais e até mesmo histórias impressas), o aumento do interesse pela pesquisa tecnológica em realidade aumentada e as possibilidades de interatividade que a hipermídia apresenta; nota-se que a combinação desses recursos pode produzir um ambiente de narrativa interativa que satisfaça a necessidade de interferência do leitor na história. Dessa forma, este trabalho estuda a narrativa interativa em um ambiente de realidade aumentada e combina recursos de hipermídia com o intuito de amplificar a interatividade que uma narrativa interativa impressa já apresenta. O presente estudo, com o propósito de exemplificar cada conceito acima, transpôs uma narrativa interativa impressa para uma versão digital, através de um aplicativo desenvolvido para o sistema operacional Android utilizando uma game engine e biblioteca de realidade aumentada, que faz uso de marcadores naturais. O aplicativo desenvolvido atingiu seu propósito, visto que a realidade aumentada contribuiu com a interatividade no momento de escolha de caminhos da história, tornando-a mais participativa para o leitor: a escolha de marcadores naturais contribuiu para que a seleção dos caminhos fosse intuitiva; enquanto a hipermídia teve uma importante atuação possibilitando que o leitor conheça o mundo em que se passa a história através de hiperlinks. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/991 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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