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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/991
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | FORTE, Cleberson Eugênio | pt.br |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Denise Calsavara Paiva de | |
dc.contributor.other | SILVA, Sílvia Aparecida José e | pt.br |
dc.contributor.other | DEGRANDE JÚNIOR, Luiz Carlos | pt.br |
dc.date.accessioned | 2017-08-09T16:44:25Z | |
dc.date.available | 2017-08-09T16:44:25Z | |
dc.date.issued | 2015-06-26 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Denise Calsavara Paiva de. Adaptando narrativas interativas através da realidade aumentada: desenvolvimento de uma aplicação usando marcadores naturais e hipermídia, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/991 | |
dc.description.abstract | Considerando a vasta área de atuação da narrativa interativa (como o teatro, jogos digitais e até mesmo histórias impressas), o aumento do interesse pela pesquisa tecnológica em realidade aumentada e as possibilidades de interatividade que a hipermídia apresenta; nota-se que a combinação desses recursos pode produzir um ambiente de narrativa interativa que satisfaça a necessidade de interferência do leitor na história. Dessa forma, este trabalho estuda a narrativa interativa em um ambiente de realidade aumentada e combina recursos de hipermídia com o intuito de amplificar a interatividade que uma narrativa interativa impressa já apresenta. O presente estudo, com o propósito de exemplificar cada conceito acima, transpôs uma narrativa interativa impressa para uma versão digital, através de um aplicativo desenvolvido para o sistema operacional Android utilizando uma game engine e biblioteca de realidade aumentada, que faz uso de marcadores naturais. O aplicativo desenvolvido atingiu seu propósito, visto que a realidade aumentada contribuiu com a interatividade no momento de escolha de caminhos da história, tornando-a mais participativa para o leitor: a escolha de marcadores naturais contribuiu para que a seleção dos caminhos fosse intuitiva; enquanto a hipermídia teve uma importante atuação possibilitando que o leitor conheça o mundo em que se passa a história através de hiperlinks. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Narrativa em jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | Adaptando narrativas interativas através da realidade aumentada: desenvolvimento de uma aplicação usando marcadores naturais e hipermídia | pt_BR |
dc.title.alternative | Adapting interactive narratives through augmented reality: development of an application using natural markers and hypermedia | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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