Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9700
Título: O uso da tecnologia blockchain of things na cadeia produtiva do café
Título(s) alternativo(s): The use of blockchain of things technology in the coffee production chain
Autor(es): MENEZES, Matheus Troni
Orientador(es): COLENCI NETO, Alfredo
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Cadeia de suprimentos;Internet das coisas;Café;Controlde da produção
Data do documento: Jun-2022
Editor: 269
Referência Bibliográfica: MENEZES, Matheus Troni. O uso da tecnologia blockchain of things na cadeia produtiva do café, 2022. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Fatec São Carlos, São Carlos, 2022.
Resumo: As cadeias produtivas atuais possuem desafios relacionados a não integração de dados gerados entre seus participantes que impactam significativamente seus negócios. No processo produtivo do café essa falta de integração é marcante. Esse desafio pode ser amenizados com uso da aplicação da Internet das Coisas (IoT) para coleta de dados automatizadas e com o uso da tecnologia Blockchain para rastreabilidade e transparência dos dados entre os elementos da cadeia, de maneira imutável e segura. Para a junção do uso de IoT e Blockchain se dá o nome de Blockchain of Things (BCoT). Entre os elementos da cadeia, entende-se o fornecedor de insumos, o produtor do café, as cooperativas, as beneficiadoras, os centros de distribuição, empresas certificadoras, as fábricas de café, as transportadoras, os varejistas e o consumidor final. Nessa cadeia, que movimenta milhões de dólares no mundo todo anualmente, tem-se ganhos significativos com a aplicação dessas tecnologias. Desta forma, este trabalho, apresenta um estudo acerca de projetos reais que se utilizam do conceito de IoT para coleta de dados aplicados a cadeia produtiva do café apresentando suas características e funcionamento e apontando como esses projetos poderiam, dentro de uma arquitetura envolvendo Blockchain, garantir entre outros benefícios a certificação do café, indicadores de sustentabilidade e autenticidade do produto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A metodologia utilizada foi um levantamento bibliográfico ao estado da arte sobre os temas, blockchain, internet das coisas e cadeia produtiva do café, além da realização de estudos de aplicações reais envolvendo IoT.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9700
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.