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Título: Fidelização de clientes em micro e pequenas empresas: como micro e pequenas empresas podem fidelizar seus clientes
Autor(es): OLIVEIRA, Any Vitória Santos
RAMOS, João Lucas Pereira
SILVA, Mayara Castro da
Orientador(es): SOUZA, Rafael Ferreira de
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Clientes - Fidelização;Microempresas;Pequenas e médias empresas
Data do documento: 14-Jun-2022
Editor: 210
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Any Vitória Santos; RAMOS, João Lucas Pereira; SILVA, Mayara Castro da. Fidelização de clientes em micro e pequenas empresas: como micro e pequenas empresas podem fidelizar seus clientes. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Administração) - Etec de Poá, Poá, 2022.
Resumo: A fidelização de clientes pode ser considerada uma importante preocupação para as empresas. Uma maneira de aumentar a fidelidade do cliente é se concentrar em oferecer um ótimo serviço e atender às suas necessidades. Além disso, as empresas precisam entender a necessidade de tratar cada cliente como único, o que pode ser alcançado por meio de uma estratégia de marketing de relacionamento. Partindo da ideia do marketing de relacionamento, as organizações, incluindo micro e pequenas empresas, buscam ampliar e intensificar seu foco na construção de relacionamentos contínuos com os consumidores existentes, pois entendem que sustentar é melhor e mais lucrativo do que conquistar novos clientes. De acordo com esse contexto, o presente artigo tem por objetivo demonstrar a importância da fidelização em micro e pequenas empresas, levando em consideração o faturamento. Existem diversos modelos de programas de fidelidade que entregam diferenciação no mercado, onde é essencial que cada empresa conheça o público que está lidando. Há também sistemas de vendas que facilitam a comunicação com o consumidor, aumentando a eficiência e a lucratividade. Esse tipo de ferramenta acabou se tornando mais acessível conforme o tempo, sendo aplicável à micro e pequenas empresas.Ter um programa de fidelidade do cliente ajuda a mostrar aos compradores que você se importa e dá prioridade a eles. Por isso, é muito importante ter um programa de fidelização de clientes sólido e estruturado. Afinal, quando um cliente é fiel a uma determinada marca, ele não é facilmente influenciado pela disponibilidade ou preço dos concorrentes.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9186
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