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dc.contributor.advisorSOUZA, Rafael Ferreira de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Any Vitória Santos-
dc.contributor.authorRAMOS, João Lucas Pereira-
dc.contributor.authorSILVA, Mayara Castro da-
dc.date.accessioned2022-07-08T17:36:51Z-
dc.date.available2022-07-08T17:36:51Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Any Vitória Santos; RAMOS, João Lucas Pereira; SILVA, Mayara Castro da. Fidelização de clientes em micro e pequenas empresas: como micro e pequenas empresas podem fidelizar seus clientes. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Administração) - Etec de Poá, Poá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9186-
dc.description.abstractA fidelização de clientes pode ser considerada uma importante preocupação para as empresas. Uma maneira de aumentar a fidelidade do cliente é se concentrar em oferecer um ótimo serviço e atender às suas necessidades. Além disso, as empresas precisam entender a necessidade de tratar cada cliente como único, o que pode ser alcançado por meio de uma estratégia de marketing de relacionamento. Partindo da ideia do marketing de relacionamento, as organizações, incluindo micro e pequenas empresas, buscam ampliar e intensificar seu foco na construção de relacionamentos contínuos com os consumidores existentes, pois entendem que sustentar é melhor e mais lucrativo do que conquistar novos clientes. De acordo com esse contexto, o presente artigo tem por objetivo demonstrar a importância da fidelização em micro e pequenas empresas, levando em consideração o faturamento. Existem diversos modelos de programas de fidelidade que entregam diferenciação no mercado, onde é essencial que cada empresa conheça o público que está lidando. Há também sistemas de vendas que facilitam a comunicação com o consumidor, aumentando a eficiência e a lucratividade. Esse tipo de ferramenta acabou se tornando mais acessível conforme o tempo, sendo aplicável à micro e pequenas empresas.Ter um programa de fidelidade do cliente ajuda a mostrar aos compradores que você se importa e dá prioridade a eles. Por isso, é muito importante ter um programa de fidelização de clientes sólido e estruturado. Afinal, quando um cliente é fiel a uma determinada marca, ele não é facilmente influenciado pela disponibilidade ou preço dos concorrentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher210pt_BR
dc.subjectClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleFidelização de clientes em micro e pequenas empresas: como micro e pequenas empresas podem fidelizar seus clientespt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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