Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9125
Título: Estudos dos tipos de manobras e seu impacto na eficiência operacional
Título(s) alternativo(s): Studies of the types of maneuvers and their impact on operational efficiency
Autor(es): PAULA, Lucas Peria de
BEVILLACQUA NETO, Sylvio
Orientador(es): SALVI, José Vitor
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Bulbos
Data do documento: Dez-2015
Editor: 259
Referência Bibliográfica: PAULA, Lucas Peria; BEVILLACQUA NETO, Sylvio. Estudos dos tipos de manobras e seu impacto na eficiência operacional, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2015.
Resumo: Na agricultura atual as máquinas e implementos agrícolas são peças fundamentais para se obter um bom rendimento nas lavouras, fazendo se necessários na maioria das operações agrícolas. Mas devido a suas tecnologias embarcadas e seus preços elevados, os custos no emprego dessas máquinas acabam ficando altos, sendo necessário buscar uma maior eficiência operacional. Para amenizar os custos e aumentar a eficiência operacional da máquina, é necessário que a mesma dedique o maior tempo possível para sua atividade designada. A escolha da manobra correta durante a operação agrícola é muito importante, pois ocasiona uma redução no tempo gasto desnecessariamente com a manobra, sendo assim, aumenta o rendimento operacional, diminuindo custos e elevando a eficiência em campo. Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência entre duas manobras, em uma operação de pulverização, e determinar qual o tipo de manobra é mais eficiente durante o trajeto percorrido em campo. Este trabalho foi realizado nas dependências da Fundação Shunji Nishimura, onde foram comparados dois tipos de manobras sendo elas, bulbo de lâmpada e manobra direta, utilizando um trator Valtra BM 125i, equipado com monitor Trimble CFX 750 e piloto automático hidráulico utilizando sinal GNSS da banda L1. O percurso escolhido foi do tipo cabeceira com traçados A-B retos buscando as maiores linhas. Foram realizadas três repetições para cada tipo de manobra, buscando maior precisão na obtenção dos dados. A partir dai, concluímos que a manobra bulbo de lâmpada se sobressaiu em relação à manobra direta sendo mais eficiente em termos operacionais.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9125
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2015_2_lucasperia_estudosdostiposdemanobrras.pdf
  Restricted Access
740.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.