Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9125
Título: | Estudos dos tipos de manobras e seu impacto na eficiência operacional |
Título(s) alternativo(s): | Studies of the types of maneuvers and their impact on operational efficiency |
Autor(es): | PAULA, Lucas Peria de BEVILLACQUA NETO, Sylvio |
Orientador(es): | SALVI, José Vitor |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Bulbos |
Data do documento: | Dez-2015 |
Editor: | 259 |
Referência Bibliográfica: | PAULA, Lucas Peria; BEVILLACQUA NETO, Sylvio. Estudos dos tipos de manobras e seu impacto na eficiência operacional, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2015. |
Resumo: | Na agricultura atual as máquinas e implementos agrícolas são peças fundamentais para se obter um bom rendimento nas lavouras, fazendo se necessários na maioria das operações agrícolas. Mas devido a suas tecnologias embarcadas e seus preços elevados, os custos no emprego dessas máquinas acabam ficando altos, sendo necessário buscar uma maior eficiência operacional. Para amenizar os custos e aumentar a eficiência operacional da máquina, é necessário que a mesma dedique o maior tempo possível para sua atividade designada. A escolha da manobra correta durante a operação agrícola é muito importante, pois ocasiona uma redução no tempo gasto desnecessariamente com a manobra, sendo assim, aumenta o rendimento operacional, diminuindo custos e elevando a eficiência em campo. Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência entre duas manobras, em uma operação de pulverização, e determinar qual o tipo de manobra é mais eficiente durante o trajeto percorrido em campo. Este trabalho foi realizado nas dependências da Fundação Shunji Nishimura, onde foram comparados dois tipos de manobras sendo elas, bulbo de lâmpada e manobra direta, utilizando um trator Valtra BM 125i, equipado com monitor Trimble CFX 750 e piloto automático hidráulico utilizando sinal GNSS da banda L1. O percurso escolhido foi do tipo cabeceira com traçados A-B retos buscando as maiores linhas. Foram realizadas três repetições para cada tipo de manobra, buscando maior precisão na obtenção dos dados. A partir dai, concluímos que a manobra bulbo de lâmpada se sobressaiu em relação à manobra direta sendo mais eficiente em termos operacionais. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9125 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2015_2_lucasperia_estudosdostiposdemanobrras.pdf Restricted Access | 740.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.