Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9125
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALVI, José Vitor | - |
dc.contributor.author | PAULA, Lucas Peria de | - |
dc.contributor.author | BEVILLACQUA NETO, Sylvio | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-01T17:26:06Z | - |
dc.date.available | 2022-07-01T17:26:06Z | - |
dc.date.issued | 2015-12 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Lucas Peria; BEVILLACQUA NETO, Sylvio. Estudos dos tipos de manobras e seu impacto na eficiência operacional, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9125 | - |
dc.description.abstract | Na agricultura atual as máquinas e implementos agrícolas são peças fundamentais para se obter um bom rendimento nas lavouras, fazendo se necessários na maioria das operações agrícolas. Mas devido a suas tecnologias embarcadas e seus preços elevados, os custos no emprego dessas máquinas acabam ficando altos, sendo necessário buscar uma maior eficiência operacional. Para amenizar os custos e aumentar a eficiência operacional da máquina, é necessário que a mesma dedique o maior tempo possível para sua atividade designada. A escolha da manobra correta durante a operação agrícola é muito importante, pois ocasiona uma redução no tempo gasto desnecessariamente com a manobra, sendo assim, aumenta o rendimento operacional, diminuindo custos e elevando a eficiência em campo. Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência entre duas manobras, em uma operação de pulverização, e determinar qual o tipo de manobra é mais eficiente durante o trajeto percorrido em campo. Este trabalho foi realizado nas dependências da Fundação Shunji Nishimura, onde foram comparados dois tipos de manobras sendo elas, bulbo de lâmpada e manobra direta, utilizando um trator Valtra BM 125i, equipado com monitor Trimble CFX 750 e piloto automático hidráulico utilizando sinal GNSS da banda L1. O percurso escolhido foi do tipo cabeceira com traçados A-B retos buscando as maiores linhas. Foram realizadas três repetições para cada tipo de manobra, buscando maior precisão na obtenção dos dados. A partir dai, concluímos que a manobra bulbo de lâmpada se sobressaiu em relação à manobra direta sendo mais eficiente em termos operacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 259 | pt_BR |
dc.subject | Bulbos | pt_BR |
dc.subject.other | Controle e Processos Industriais | pt_BR |
dc.title | Estudos dos tipos de manobras e seu impacto na eficiência operacional | pt_BR |
dc.title.alternative | Studies of the types of maneuvers and their impact on operational efficiency | pt_BR |
dc.type | Artigo científico | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2015_2_lucasperia_estudosdostiposdemanobrras.pdf Restricted Access | 740.53 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.