Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9091
Título: | A gamificação para o fomento da educação financeira entre jovens da periferia |
Título(s) alternativo(s): | The gamification for the promotion of financial education among young people from the periphery |
Autor(es): | AUGUSTO, Henrique SOUZA, Leonardo de MENDES, Renata de Almeida LIMA, Tayná Angelina Barros de ITACARAMBI, Vitória Matos |
Orientador(es): | ZAMPIERI, David Ricardo VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Educação financeira;Administração financeira |
Data do documento: | Jun-2022 |
Editor: | 199 |
Referência Bibliográfica: | AUGUSTO, Henrique SOUZA, Leonardo de. MENDES, Renata de Almeida LIMA, Tayná Angelina Barros de. ITACARAMBI, Vitória Matos. A gamificação para o fomento da educação financeira entre jovens da periferia, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2022. |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo apresentar a importância do conhecimento sobre a Educação Financeira, como essa ausência é elevada nas periferias, e compreender como ela pode auxiliar para uma melhor qualidade de vida, evitando o estresse com as dívidas e reduzindo o desejo de gastar compulsivamente. Com o baixo índice de conhecimento, especialmente nas periferias, o tema trás estratégias de aprendizagem e dicas para administrar bem as finanças, a fim de beneficiar até mesmo quem tem uma baixa renda, ou quem está em busca de investir o seu dinheiro para um benefício futuro. A metodologia de ensino vem após uma pesquisa comprovar que jovens e adultos afirmam não ter conhecimento no assunto e tem dificuldades para economizar, e então o conhecimento é aplicado em formato físico de um jogo de tabuleiro para os participantes, com perguntas e respostas sobre as taxas de juros, formas de investimentos, quando e como usar o dinheiro, e muito mais. Dessa forma, é possível a aplicação da didática para melhor absorção do participante e trazendo como consequência para ele, uma maior resolução de seus problemas financeiros, e garantindo estilo de vida mais saudável. O tema já deixa claro o ponto que observamos uma possível melhoria para sociedade e com isso podendo auxiliar cada vez mais pessoas a terem um novo conhecimento sobre suas finanças, evitando que durante sua vida acabem tomando decisões prejudiciais para seu crescimento. Por fim, o nosso objetivo é relacionar conhecimento e diversão, fazendo com que os participantes adquiram um aprendizado mais compreensível. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9091 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
adm_2022_1_e-n_henriqueaugusto_agamificação.pdf Restricted Access | 837.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.