Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9091
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ZAMPIERI, David Ricardo | - |
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira | - |
dc.contributor.author | AUGUSTO, Henrique | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Leonardo de | - |
dc.contributor.author | MENDES, Renata de Almeida | - |
dc.contributor.author | LIMA, Tayná Angelina Barros de | - |
dc.contributor.author | ITACARAMBI, Vitória Matos | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T21:23:13Z | - |
dc.date.available | 2022-06-29T21:23:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-06 | - |
dc.identifier.citation | AUGUSTO, Henrique SOUZA, Leonardo de. MENDES, Renata de Almeida LIMA, Tayná Angelina Barros de. ITACARAMBI, Vitória Matos. A gamificação para o fomento da educação financeira entre jovens da periferia, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9091 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo apresentar a importância do conhecimento sobre a Educação Financeira, como essa ausência é elevada nas periferias, e compreender como ela pode auxiliar para uma melhor qualidade de vida, evitando o estresse com as dívidas e reduzindo o desejo de gastar compulsivamente. Com o baixo índice de conhecimento, especialmente nas periferias, o tema trás estratégias de aprendizagem e dicas para administrar bem as finanças, a fim de beneficiar até mesmo quem tem uma baixa renda, ou quem está em busca de investir o seu dinheiro para um benefício futuro. A metodologia de ensino vem após uma pesquisa comprovar que jovens e adultos afirmam não ter conhecimento no assunto e tem dificuldades para economizar, e então o conhecimento é aplicado em formato físico de um jogo de tabuleiro para os participantes, com perguntas e respostas sobre as taxas de juros, formas de investimentos, quando e como usar o dinheiro, e muito mais. Dessa forma, é possível a aplicação da didática para melhor absorção do participante e trazendo como consequência para ele, uma maior resolução de seus problemas financeiros, e garantindo estilo de vida mais saudável. O tema já deixa claro o ponto que observamos uma possível melhoria para sociedade e com isso podendo auxiliar cada vez mais pessoas a terem um novo conhecimento sobre suas finanças, evitando que durante sua vida acabem tomando decisões prejudiciais para seu crescimento. Por fim, o nosso objetivo é relacionar conhecimento e diversão, fazendo com que os participantes adquiram um aprendizado mais compreensível. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 199 | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Administração financeira | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | A gamificação para o fomento da educação financeira entre jovens da periferia | pt_BR |
dc.title.alternative | The gamification for the promotion of financial education among young people from the periphery | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
adm_2022_1_e-n_henriqueaugusto_agamificação.pdf Restricted Access | 837.16 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.