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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8926
Título: | A utilização das formas átonas de pronomes pessoais em função de complemento verbal por aprendizes de língua espanhola na área de secretariado |
Autor(es): | NORONHA, Elaine Fernandes CARVALHO, Lauro Matheus de |
Orientador(es): | CABRAL, Glauce Gomes de Oliveira |
Outro(s) contribuidor(es): | FRANCO, Cristina Camargo Alberts ANDRADE, Joyce Villela de |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Língua espanhola;Comunicação organizacional;Automação de escritórios;Gramática |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | 002 |
Referência Bibliográfica: | NORONHA, Elaine Fernandes; CARVALHO, Laura Matheus de. A utilização das formas átonas de pronomes pessoais em função de complemento verbal por aprendizes de língua espanhola na área de secretariado, 2021. Artigo científico (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar as dificuldades em relação às formas
átonas dos pronomes pessoais enfrentadas pelos estudantes da FATEC-SP do curso superior
de Automação de Escritórios e Secretariado, além dos fatores que influenciam na
aprendizagem desse conteúdo; avaliar a sua importância para uma boa comunicação dentro
das organizações e identificar as consequências de um mau uso dos pronomes. A abordagem
metodológica tem a natureza qualitativa e quantitativa, exploratória, descritiva e
bibliográfica. Para a construção do referencial teórico, utilizaram-se gramáticas normativas
e de usos para a descrição das formas átonas, estudos sobre aquisição/aprendizagem dessas
formas por aprendizes brasileiros e sobre a importância delas para a atuação do profissional
de Secretariado. Os dados foram coletados via internet, por meio de um questionário que visou
medir o desenvolvimento dos alunos matriculados no curso. This article aims to identify the difficulties relative to the unstressed forms of personal pronouns faced by FATEC-SP students of undergraduate degree in Office Automation and Secretariat, as well as the factors that influence the learning of this content; to assess its importance for good communication within organizations and identify the consequences of a misuse of pronouns. The methodological approach has a qualitative and quantitative, exploratory, descriptive, and bibliographic nature. For the construction of the theoretical framework, were used normative and use grammars for the description of unstressed forms, studies on the acquisition/learning of these forms by Brazilian learners and on their importance for the work of the Secretarial professional. The data were collected by Internet, through a survey that aimed to measure the development of students enrolled in the undergraduate degree course. |
Descrição: | Artigo publicado na revista CBTecLE v.6 n.1 2022. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8926 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
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