Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8926
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCABRAL, Glauce Gomes de Oliveira-
dc.contributor.authorNORONHA, Elaine Fernandes-
dc.contributor.authorCARVALHO, Lauro Matheus de-
dc.contributor.otherFRANCO, Cristina Camargo Alberts-
dc.contributor.otherANDRADE, Joyce Villela de-
dc.date.accessioned2022-06-10T19:23:15Z-
dc.date.available2022-06-10T19:23:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNORONHA, Elaine Fernandes; CARVALHO, Laura Matheus de. A utilização das formas átonas de pronomes pessoais em função de complemento verbal por aprendizes de língua espanhola na área de secretariado, 2021. Artigo científico (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8926-
dc.descriptionArtigo publicado na revista CBTecLE v.6 n.1 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo identificar as dificuldades em relação às formas átonas dos pronomes pessoais enfrentadas pelos estudantes da FATEC-SP do curso superior de Automação de Escritórios e Secretariado, além dos fatores que influenciam na aprendizagem desse conteúdo; avaliar a sua importância para uma boa comunicação dentro das organizações e identificar as consequências de um mau uso dos pronomes. A abordagem metodológica tem a natureza qualitativa e quantitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica. Para a construção do referencial teórico, utilizaram-se gramáticas normativas e de usos para a descrição das formas átonas, estudos sobre aquisição/aprendizagem dessas formas por aprendizes brasileiros e sobre a importância delas para a atuação do profissional de Secretariado. Os dados foram coletados via internet, por meio de um questionário que visou medir o desenvolvimento dos alunos matriculados no curso.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to identify the difficulties relative to the unstressed forms of personal pronouns faced by FATEC-SP students of undergraduate degree in Office Automation and Secretariat, as well as the factors that influence the learning of this content; to assess its importance for good communication within organizations and identify the consequences of a misuse of pronouns. The methodological approach has a qualitative and quantitative, exploratory, descriptive, and bibliographic nature. For the construction of the theoretical framework, were used normative and use grammars for the description of unstressed forms, studies on the acquisition/learning of these forms by Brazilian learners and on their importance for the work of the Secretarial professional. The data were collected by Internet, through a survey that aimed to measure the development of students enrolled in the undergraduate degree course.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariadopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002pt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectAutomação de escritóriospt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA utilização das formas átonas de pronomes pessoais em função de complemento verbal por aprendizes de língua espanhola na área de secretariadopt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.