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Title: A utilização das formas átonas de pronomes pessoais em função de complemento verbal por aprendizes de língua espanhola na área de secretariado
Authors: NORONHA, Elaine Fernandes
CARVALHO, Lauro Matheus de
metadata.dc.contributor.advisor: CABRAL, Glauce Gomes de Oliveira
metadata.dc.contributor.other: FRANCO, Cristina Camargo Alberts
ANDRADE, Joyce Villela de
metadata.dc.type: Artigo científico
Keywords: Língua espanhola;Comunicação organizacional;Automação de escritórios;Gramática
Issue Date: 2021
Publisher: 002
Citation: NORONHA, Elaine Fernandes; CARVALHO, Laura Matheus de. A utilização das formas átonas de pronomes pessoais em função de complemento verbal por aprendizes de língua espanhola na área de secretariado, 2021. Artigo científico (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.
Abstract: Este artigo tem como objetivo identificar as dificuldades em relação às formas átonas dos pronomes pessoais enfrentadas pelos estudantes da FATEC-SP do curso superior de Automação de Escritórios e Secretariado, além dos fatores que influenciam na aprendizagem desse conteúdo; avaliar a sua importância para uma boa comunicação dentro das organizações e identificar as consequências de um mau uso dos pronomes. A abordagem metodológica tem a natureza qualitativa e quantitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica. Para a construção do referencial teórico, utilizaram-se gramáticas normativas e de usos para a descrição das formas átonas, estudos sobre aquisição/aprendizagem dessas formas por aprendizes brasileiros e sobre a importância delas para a atuação do profissional de Secretariado. Os dados foram coletados via internet, por meio de um questionário que visou medir o desenvolvimento dos alunos matriculados no curso.
This article aims to identify the difficulties relative to the unstressed forms of personal pronouns faced by FATEC-SP students of undergraduate degree in Office Automation and Secretariat, as well as the factors that influence the learning of this content; to assess its importance for good communication within organizations and identify the consequences of a misuse of pronouns. The methodological approach has a qualitative and quantitative, exploratory, descriptive, and bibliographic nature. For the construction of the theoretical framework, were used normative and use grammars for the description of unstressed forms, studies on the acquisition/learning of these forms by Brazilian learners and on their importance for the work of the Secretarial professional. The data were collected by Internet, through a survey that aimed to measure the development of students enrolled in the undergraduate degree course.
Description: Artigo publicado na revista CBTecLE v.6 n.1 2022.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8926
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