Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8697
Título: Estudo sobre a importância da área úmida do Pinheirinho para a qualidade da água na Represa de acumulação da Bacia hidrográfica do Rio Jundiaí Mirim-SP
Autor(es): SEGABINASSI, Lirian Lourenço
ZERBIANTTI, Naita Aparecida
Orientador(es): LONGATTI, Cláudia Aparecida
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Bacia hidrográfica;Qualidade da água
Data do documento: 2016
Editor: 114
Referência Bibliográfica: SEGABINASSI, Lirian e ZERBINATTI, Naita. Estudo sobre a importância da área úmida do Pinheirinho para a qualidade da água na Represa de acumulação da Bacia hidrográfica do Rio Jundiaí Mirim-SP.2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2017.
Resumo: A sub-bacia do Rio Jundiaí Mirim, localizada em Jundiaí-SP, no bairro do pinheirinho possui uma área considerada úmida ou encharcada, que se encontra à montante do deságue no Rio Jundiaí Mirim, na represa de abastecimento. A microbacia do Pinheirinho possui uma área de 463,7 Km² e está situada na margem direita do Rio Jundiaí Mirim compondo uma malha hídrica de 7,8 Km. Nessa sub-bacia a ocupação da área é de predominância urbana, sendo as construções compostas por sítios e chácaras que muitas vezes desrespeitam a margem ciliar e ainda há o desmatamento da vegetação e a impermeabilização do solo. As áreas úmidas possuem um grande poder de autodepuração. São áreas inundadas constantemente ou sazonalmente e desenvolvem-se uma vegetação adaptada a esse tipo de brejo, que proporcionam uma melhoria na qualidade da água, pois esta vegetação forma um ecossistema equilibrado reciclando os nutrientes, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sendo assim o objetivo desse trabalho foi entender como a área úmida do Pinherinho influência na qualidade da água de abastecimento, bem como, fazer a descrição iconográfica das macrófitas aquáticas encontradas na área. Para se atingir os objetivos foi realizado um estudo de campo com coletas e análises físico-químicas e microbiológicas de água em dois subpontos, um a montante e outro a jusante da área, e com os resultados foi possível verificar que essa área úmida atua positivamente na depuração e manutenção da qualidade da água da represa de abastecimento em Jundiaí.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8697
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lirian Lourenço Segabinassi_Naita Aparecida Zerbiantti.pdf
  Restricted Access
2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.