Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8697
Title: Estudo sobre a importância da área úmida do Pinheirinho para a qualidade da água na Represa de acumulação da Bacia hidrográfica do Rio Jundiaí Mirim-SP
Authors: SEGABINASSI, Lirian Lourenço
ZERBIANTTI, Naita Aparecida
Advisor: LONGATTI, Cláudia Aparecida
type of document: Monografia
Keywords: Bacia hidrográfica;Qualidade da água
Issue Date: 2016
Publisher: 114
Citation: SEGABINASSI, Lirian e ZERBINATTI, Naita. Estudo sobre a importância da área úmida do Pinheirinho para a qualidade da água na Represa de acumulação da Bacia hidrográfica do Rio Jundiaí Mirim-SP.2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2017.
Abstract: A sub-bacia do Rio Jundiaí Mirim, localizada em Jundiaí-SP, no bairro do pinheirinho possui uma área considerada úmida ou encharcada, que se encontra à montante do deságue no Rio Jundiaí Mirim, na represa de abastecimento. A microbacia do Pinheirinho possui uma área de 463,7 Km² e está situada na margem direita do Rio Jundiaí Mirim compondo uma malha hídrica de 7,8 Km. Nessa sub-bacia a ocupação da área é de predominância urbana, sendo as construções compostas por sítios e chácaras que muitas vezes desrespeitam a margem ciliar e ainda há o desmatamento da vegetação e a impermeabilização do solo. As áreas úmidas possuem um grande poder de autodepuração. São áreas inundadas constantemente ou sazonalmente e desenvolvem-se uma vegetação adaptada a esse tipo de brejo, que proporcionam uma melhoria na qualidade da água, pois esta vegetação forma um ecossistema equilibrado reciclando os nutrientes, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sendo assim o objetivo desse trabalho foi entender como a área úmida do Pinherinho influência na qualidade da água de abastecimento, bem como, fazer a descrição iconográfica das macrófitas aquáticas encontradas na área. Para se atingir os objetivos foi realizado um estudo de campo com coletas e análises físico-químicas e microbiológicas de água em dois subpontos, um a montante e outro a jusante da área, e com os resultados foi possível verificar que essa área úmida atua positivamente na depuração e manutenção da qualidade da água da represa de abastecimento em Jundiaí.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8697
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lirian Lourenço Segabinassi_Naita Aparecida Zerbiantti.pdf
  Restricted Access
2.3 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.