Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8685
Título: Análise do panorama da agricultura orgânica na região de Jundiaí
Autor(es): CABRAL, Merilyn Gabriele Souza
Orientador(es): FORTALEZA, Paulo Roberto Nunes
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Agricultura orgânica;Gestão ambiental
Data do documento: 2016
Editor: 114
Referência Bibliográfica: CABRAL, Merilyn Gabriele Souza. Análise do panorama da agricultura orgânica na região de Jundiaí. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2016.
Resumo: A agricultura orgânica evolui ao longo dos anos, e os consumidores se mostram abertos ao consumo destes alimentos, preocupados com sua saúde e a saúde das próximas gerações. Com o passar do tempo a tecnologia agrícola avançou e os estudos para melhoramento de produções tanto para a agricultura convencional quanto para o manejo orgânico se mostram cada vez mais eficientes. Com a criação de leis federais, visando nortear os produtores orgânicos, a pratica está cada vez mais popular e acessível. Com o incentivo de órgãos públicos, como EMBRAPA, IAC e MAPA, por exemplo, a produção de alimentos orgânicos tornou-se uma alternativa viável para aqueles que demonstram exaustão com o sistema de monocultura. O Brasil se mostra empenhado para o desenvolvimento deste mercado, e os estudos de especialistas apontam que a perspectiva é positiva para a exportação de produtos orgânicos brasileiros, e com isto, alavancar o Agronegócio do nosso país. Este trabalho acadêmico visa contextualizar a importância da cultura orgânica para o Brasil. Com base no Estudo de Caso elaborado pela autora observa-se que para a região de Jundiaí/SP, o cultivo de orgânicos esta em ascensão; porém, as pessoas ainda demonstram timidez ao serem abordadas para falar sobre o assunto. Falta informação para aqueles que não conhecem as técnicas da cultura orgânica e, isto pode ser sanado por intermédio de levar, principalmente os pequenos agricultores, ao dado conhecimento através das várias entidades oficiais existentes no país, além de os produtores agrícolas saberem dos benefícios envolvidos, benefícios esses social, econômico e ambiental. Palavras-
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8685
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.