Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8396
Título: Avaliação da influência da profundidade de semeadura e profundidade do fertilizante e tratamento com bioestimulante na cultura do feijão e da soja
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the influence of sowing depth and fertilizer depth and treatment with biostimulant on bean and soybean crops
Autor(es): GRABOWSKI, Hugo de Araújo
CAMPANARI, Thais Neres
SANTOS, Wellington Vicente dos
Orientador(es): TANAKA, Edson Massao
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Adubação;Soja;Fertilização
Data do documento: Dez-2017
Editor: 259
Referência Bibliográfica: GRABOWSKI, Hugo de Araújo; CAMPANARI, Thais Neres; SANTOS, Wellington Vicente dos. Avaliação da influência da profundidade de semeadura e profundidade do fertilizante e tratamento com bioestimulante na cultura do feijão e da soja, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2017.
Resumo: O Brasil representa um alto índice na produção de grãos mundial, sendo o segundo maior produtor de soja, que é uma das principais responsáveis pelo agronegócio do país, e de feijão, o qual está presente no cardápio de diversas culturas, e também apresenta grande participação no PIB nacional. A prática da semeadura em geral é influenciada por vários fatores como clima, solo, profundidade da semente, profundidade do adubo, entre outros. Os fatores profundidade da semente e profundidade do adubo impactam, de alguma forma, na germinação, emergência e desenvolvimento da planta. No presente trabalho foi avaliado o percentual de emergência, desenvolvimento radicular e homogeneidade com diferentes profundidades de semeadura e fertilizante com e sem uso de bioestimulante. Os fatores avaliados foram, 3 profundidades de semeadura, 2 profundidades de fertilizante em relação a semente e 2 aplicações de bioestimulante (um tratamento recebeu aplicações e o outro não). Para cultura do feijão a profundidade do fertilizante não influenciou no desenvolvimento radicular. A profundidade de semeadura que obteve melhor desenvolvimento radicular foi a de 4,5 cm. Já a cultura da soja não apresentou diferença quanto ao desenvolvimento radicular quando submetida aos tratamentos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8396
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2017_2_hugo_thaisneres_wellington.pdf
  Restricted Access
727.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.