Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8383
Título: Coleção de microrganismos fitopatológicos
Título(s) alternativo(s): Collection of phytopathological microorganisms
Autor(es): MELO, Márcia Rodrigues
MELO, Maria Elisina Rodrigues
Orientador(es): FAULIN, Marisa Silveira Almeida Renaud
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Fungos;Bactérias fitopatogênicas;Fitopatógenos
Data do documento: Jul-2018
Editor: 259
Referência Bibliográfica: MELO, Márcia Rodrigues; MELO, Maria Elisina Rodrigues. Coleção de microrganismos fitopatológicos, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Resumo: Sabemos que fungos e bactérias são grandes causadores de prejuízos em lavouras e que devem ser analisados e estudados com maior atenção para que o tratamento seja correto e eficaz. Para que estes estudos possam ser desenvolvidos é necessária muitas vezes a inoculação dos patógenos nas plantas, assim o objetivo deste trabalho foi criar uma coleção fitopatológica de fungos e bactérias para o laboratório da FATEC Pompeia. Para isso, partes doentes de laranja, tomate, berinjela, folhas de soja, batata, tomate e algodão foram utilizadas. Os materiais foram colocados em câmara úmida, onde permaneceram até possuir estruturas para serem isolados. Posteriormente, os fungos foram conservados pelo método Castellani. Os patógenos foram identificados com base na literatura.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8383
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_1_marciarodrigues_colecaodemicrorganismosfitopatologicos.pdf88.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.