Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8302
Título: O fluxo de caixa como ferramenta de controle em uma prestadora de serviços
Título(s) alternativo(s): Cash flow as a control tool at a service provider
Autor(es): MESQUITA, Welington Ricardo
OLIVEIRA, Kheren Ramos de
MUNHOZ, Jéssica de Souza
SANTOS, Gabriel Batista dos
SOUZA, Daniela Ferreira de
SILVA, Beatriz Torres de Lima da
Orientador(es): VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira
SOUZA, Marcos Donizete
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Fluxo de caixa;Prestação de serviço;Administração financeira;Investimentos
Data do documento: Dez-2016
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SILVA, Beatriz Torres de Lima da. SOUZA, Daniela Ferreira de. SANTOS, Gabriel Batista dos. MUNHOZ, Jéssica de Souza. OLIVEIRA, Kheren Ramos de. MESQUITA, Welington Ricardo. O fluxo de caixa como ferramenta de controle em uma prestadora de serviços, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2016
Resumo: Ao realizar uma pesquisa de campo na empresa em questão, percebe-se a existência de um controle ineficaz do fluxo de caixa. Tendo em vista o problema, o objetivo do grupo passou a ser a adequação deste sistema/ferramenta por conceitos já existentes, discutindo o projeto com os envolvidos e por fim propor à entidade. Para chegar-se a tal sistema satisfatório, foi formulado um breve questionário sobre as atividades exercidas pela prestadora de serviços e apresentado a sua gestora. As perguntas abordavam aspectos da administração feita por esta, o que envolvia tanto o controle de estoque, despesas e receitas como métodos adotados pela mesma para buscar a excelência da empresa. Depois levantou-se algumas hipóteses que podem nos levar a real causa dos problemas encontrados. A falta do controle de registros diários, pois pode gerar o descontrole do fluxo de caixa visto que, sem este não se pode obter informações confiáveis sobre a atividade exercida. O sistema de análise utilizado pode estar comprometido ou até mesmo ser ineficaz. A falta de conhecimento pela proprietária do Princípio da Entidade por tal atividade pode ser outro fator determinante. Ao analisar estas hipóteses percebe-se que, o segundo fator se encaixa melhor na situação atual da empresa, visto que seu controle de despesas e receitas é baseado em anotações manuais, não apresentando assim uma organização unificada e com dados confiáveis e viáveis para futuros investimentos. Assim, o objetivo principal passou a ser a sistematização deste controle de fluxo de caixa, para que aja uma gestão mais segura, sendo feito também dois questionários, um para clientes e outro para proprietários de outras prestadoras de serviços, para que pudessem ser comprovadas as hipóteses iniciais.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8302
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adm_2016_2_e-t_beatriztorres_ofluxodecaixacomo.pdf
  Restricted Access
599.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.