Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8021
Título: A legislação trabalhista brasileira e a sua interface com a saúde do trabalhador: estudo de caso em uma empresa do munícipio de S Carlos
Título(s) alternativo(s): Brazilian labor legislation and its interface with worker health: a case study in a company in the municipality of S Carlos
Autor(es): COSTA, Ariane Maiara Candido da
Orientador(es): COSTA, Claudia Silvana da
Outro(s) contribuidor(es): BUENO, Carlos Renato
Tipo documental: Projeto de pesquisa
Palavras-chave: Legislação trabalhista;Saúde ocupacional
Data do documento: Jun-2021
Editor: 269
Referência Bibliográfica: COSTA, Ariane Maiara Candido da. A legislação trabalhista brasileira e a sua interface com a saúde do trabalhador: estudo de caso em uma empresa do munícipio de S Carlos. 2021. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) – Fatec São Carlos, São Carlos, 2021.
Resumo: Na atualidade, várias contingências cercam a segurança e a saúde no trabalho, este é um tema de grande relevância para a sociedade, sobretudo, em razão do elevado número de acidentes e doenças ocorridos no trabalho. No Brasil desde o fim da escravidão o tema vem progressivamente adquirindo maior importância e chamado a atenção das autoridades públicas e passa a ser amplamente abordado por meio das disposições da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e das Normas Regulamentadoras (NR’s), emitidas pelo Ministério do trabalho, além de outros instrumentos legais. Este trabalho voltou às atenções para a análise da legislação trabalhista, mas com ênfase principalmente para a saúde e segurança dos trabalhadores que são discutidas nas NR’s. O objetivo deste trabalho foi o de estudar a legislação trabalhista brasileira e de que forma ela se relaciona com a saúde do trabalhador. A elaboração deste trabalho baseia-se no uso da pesquisa bibliográfica e no estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizados artigos científicos, leis e websites confiáveis e uma entrevista semiestruturada de caráter exploratório para compreender como uma empresa que atua no ramo de prestação de serviços do município de São Carlos – SP preserva a saúde de seus colaboradores, seguindo a legislação trabalhista brasileira. Por meio deste estudo, foi possível compreender que há empresa estudada respeita e garante melhores condições saúde de seus trabalhadores e automaticamente uma melhor qualidade de vida. Pesquisas futuras apontam para que seja realizada uma pesquisa para avaliar de que forma outras empresas lidam com a saúde de seus colaboradores neste ramo no município da presente pesquisa, possibilitando avaliar as questões ligadas aos acidentes de trabalho, verificando se os índices encontram-se abaixo, na média ou acima dos nacionais.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.