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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7973
Título: | Formas de acesso ao Aeroporto de Guarulhos e o fator pico urbano na região metropolitana de São Paulo como um influenciador na tomada de decisão dos passageiros |
Autor(es): | OLIVEIRA, Aline Barros DANTAS, Caroline |
Orientador(es): | GROTTA, Carlos Alberto Diniz DI GIORGI, Wanny Arantes Bongiovanni |
Outro(s) contribuidor(es): | GROTTA, Carlos Alberto Diniz DI GIORGI, Wanny Arantes Bongiovanni SANTOS, Daniel Nery dos |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Mobilidade urbana;Transporte ferroviário |
Data do documento: | 7-Dez-2021 |
Editor: | 167 |
Referência Bibliográfica: | OLIVEIRA. A.B.; DANTAS, C. Formas de acesso ao Aeroporto de Guarulhos e o fator pico urbano na região metropolitana de São Paulo como um influenciador na tomada de decisão dos passageiros. In: FATECLOG, 12., 202. Mogi das Cruzes/SP. Anais eletrônicos [...]. Mogi das Cruzes: Fatelog, 20221. Disponível em https://fateclog.com.br/anais/2021/anais_2021_v3.pdf. |
Resumo: | Este artigo analisa o impacto do horário de pico urbano e como ele influencia as escolhas de acessos modais ao Aeroporto de Guarulhos. Seu foco está em identificar motivos que levam à subutilização do transporte ferroviário como alternativa de acesso durante horários de pico urbano. A metodologia escolhida para este trabalho é a Pesquisa Exploratória. O objetivo é comparar o horário de pico da Região Metropolitana de São Paulo com o horário de pico do aeroporto. A pesquisa revelou que os passageiros podem enfrentar engarrafamentos intensos, uma vez que os horários de pico urbanos afetam o principal acesso ao aeroporto: as rodovias. Portanto, em 2019, a implantação da estação ferroviária do aeroporto surgiu como uma solução. No entanto, a adesão dos usuários à Linha Jade tem se mostrado insuficiente. A distância da estação ao aeroporto, as dificuldades de manuseio de bagagem ao longo da viagem do trem, a falta de flexibilidade dos horários dos trens e os transtornos causados pela superlotação são os motivos da subutilização da linha. Assim, o transporte ferroviário não é suficientemente atraente. E mesmo havendo a possibilidade de atrasos devido a congestionamentos, a maioria dos passageiros ainda opta pelo transporte rodoviário, priorizando conforto, comodidade e confiabilidade. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7973 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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