Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7973
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GROTTA, Carlos Alberto Diniz | - |
dc.contributor.advisor | DI GIORGI, Wanny Arantes Bongiovanni | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Aline Barros | - |
dc.contributor.author | DANTAS, Caroline | - |
dc.contributor.other | GROTTA, Carlos Alberto Diniz | - |
dc.contributor.other | DI GIORGI, Wanny Arantes Bongiovanni | - |
dc.contributor.other | SANTOS, Daniel Nery dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T13:18:22Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T13:18:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA. A.B.; DANTAS, C. Formas de acesso ao Aeroporto de Guarulhos e o fator pico urbano na região metropolitana de São Paulo como um influenciador na tomada de decisão dos passageiros. In: FATECLOG, 12., 202. Mogi das Cruzes/SP. Anais eletrônicos [...]. Mogi das Cruzes: Fatelog, 20221. Disponível em https://fateclog.com.br/anais/2021/anais_2021_v3.pdf. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7973 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa o impacto do horário de pico urbano e como ele influencia as escolhas de acessos modais ao Aeroporto de Guarulhos. Seu foco está em identificar motivos que levam à subutilização do transporte ferroviário como alternativa de acesso durante horários de pico urbano. A metodologia escolhida para este trabalho é a Pesquisa Exploratória. O objetivo é comparar o horário de pico da Região Metropolitana de São Paulo com o horário de pico do aeroporto. A pesquisa revelou que os passageiros podem enfrentar engarrafamentos intensos, uma vez que os horários de pico urbanos afetam o principal acesso ao aeroporto: as rodovias. Portanto, em 2019, a implantação da estação ferroviária do aeroporto surgiu como uma solução. No entanto, a adesão dos usuários à Linha Jade tem se mostrado insuficiente. A distância da estação ao aeroporto, as dificuldades de manuseio de bagagem ao longo da viagem do trem, a falta de flexibilidade dos horários dos trens e os transtornos causados pela superlotação são os motivos da subutilização da linha. Assim, o transporte ferroviário não é suficientemente atraente. E mesmo havendo a possibilidade de atrasos devido a congestionamentos, a maioria dos passageiros ainda opta pelo transporte rodoviário, priorizando conforto, comodidade e confiabilidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Logística Aeroportuária | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 167 | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte ferroviário | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Formas de acesso ao Aeroporto de Guarulhos e o fator pico urbano na região metropolitana de São Paulo como um influenciador na tomada de decisão dos passageiros | pt_BR |
dc.type | Artigo científico | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Formas de acesso ao Aeroporto de Guarulhos e o fator pico urbano na região metropolitana de São Paulo como um influenciador na tomada de decisão dos passageiros.pdf | 486.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.