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Título: A qualidade de vida no trabalho dos docentes da rede pública no bairro de cidade tiradentes - O surgimento da síndrome de burnout
Título(s) alternativo(s): The quality of life in the work of public network teachers in the city district Tiradentes - The emergence of Burnout syndrome
Autor(es): SILVA, Débora Wanessa Santos
MANCINI, Maria Angélica Ribeiro
Orientador(es): SANTOS, Mileide Lima dos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Estresse profissional;Psicologia organizacional;Formação continuada de professor;Escola pública
Data do documento: Dez-2018
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SILVA, Débora Wanessa Santos. MANCINI, Maria Angélica Ribeiro. A qualidade de vida no trabalho dos docentes da rede pública no bairro de cidade tiradentes - O surgimento da síndrome de burnout, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2018
Resumo: O Burnout é um fenômeno psicossocial relacionado ao trabalho, caracterizado pela exaustão emocional, a despersonalização e a falta de realização pessoal. Prejudica trabalhadores que desenvolvem suas atividades de forma direta e emocional com o público e pode trazer consequências físicas, psíquicas, comportamentais e defensivas, como também absenteísmo e afastamento do trabalho. O esgotamento físico e emocional em função do trabalho tem se tornado uma situação cada vez mais comum dentro das organizações nos dias atuais. Porém, o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de Burnout tem se evidenciado, para muitos, como um problema teórico ainda não resolvido. Na busca de compreender esse processo, uma variável importante no conjunto desse fenômeno não tem recebido um tratamento científico adequado, seja: a relação do profissional com seu projeto para o futuro ou, a relação do profissional com o fracasso do futuro projetado. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de descrever a Síndrome de Burnout em profissionais docentes. Estudos evidenciam que essa Síndrome envolve diversos fatores não só individuais, como coletivos e laborais. Estratégias individuais e organizacionais são fundamentais para que medidas de prevenção e promoção à saúde sejam implantadas para combater a síndrome e minimizar seus efeitos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7779
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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