Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7779
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Mileide Lima dos-
dc.contributor.authorSILVA, Débora Wanessa Santos-
dc.contributor.authorMANCINI, Maria Angélica Ribeiro-
dc.date.accessioned2022-04-14T13:48:46Z-
dc.date.available2022-04-14T13:48:46Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationSILVA, Débora Wanessa Santos. MANCINI, Maria Angélica Ribeiro. A qualidade de vida no trabalho dos docentes da rede pública no bairro de cidade tiradentes - O surgimento da síndrome de burnout, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7779-
dc.description.abstractO Burnout é um fenômeno psicossocial relacionado ao trabalho, caracterizado pela exaustão emocional, a despersonalização e a falta de realização pessoal. Prejudica trabalhadores que desenvolvem suas atividades de forma direta e emocional com o público e pode trazer consequências físicas, psíquicas, comportamentais e defensivas, como também absenteísmo e afastamento do trabalho. O esgotamento físico e emocional em função do trabalho tem se tornado uma situação cada vez mais comum dentro das organizações nos dias atuais. Porém, o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de Burnout tem se evidenciado, para muitos, como um problema teórico ainda não resolvido. Na busca de compreender esse processo, uma variável importante no conjunto desse fenômeno não tem recebido um tratamento científico adequado, seja: a relação do profissional com seu projeto para o futuro ou, a relação do profissional com o fracasso do futuro projetado. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de descrever a Síndrome de Burnout em profissionais docentes. Estudos evidenciam que essa Síndrome envolve diversos fatores não só individuais, como coletivos e laborais. Estratégias individuais e organizacionais são fundamentais para que medidas de prevenção e promoção à saúde sejam implantadas para combater a síndrome e minimizar seus efeitos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher199pt_BR
dc.subjectEstresse profissionalpt_BR
dc.subjectPsicologia organizacionalpt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA qualidade de vida no trabalho dos docentes da rede pública no bairro de cidade tiradentes - O surgimento da síndrome de burnoutpt_BR
dc.title.alternativeThe quality of life in the work of public network teachers in the city district Tiradentes - The emergence of Burnout syndromept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rh_2018_2_deborawanessa_aqualidadedevida.pdf
  Restricted Access
1.23 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.