Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7343
Título: Sabores do mundo: Uma proposta de diversidade gastronômica e cultural
Título(s) alternativo(s): Flavors of the world: A proposal for gastronomic and cultural diversity
Autor(es): SILVA, Alan Charles Catalan da
SANTOS, Anderson Nunes dos
KOKUE, Igor Massakazu Kokue
SOUZA, Lucas de
CAMARGO, Luis Henrique Carpanezi
MESTRINHERI, Lélio
SANTOS, Thiago Francis dos
Orientador(es): HATANO, Nicoli Carolini de Lázari
Outro(s) contribuidor(es): HATANO, Nicoli Carolini de Lázari
MANOEL, Caroline Penteado
CAMPOS, Cinthia Mancine Coelho de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Gastronomia
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: 136
Referência Bibliográfica: SILVA, Alan Charles Catalan da; santos, Anderson Nunes dos; KOKUE, Igor Massakazu; SOUZA, Lucas de; CAMARGO, Luis Henrique Carpanezi; SOUZA, Lucas de; MESTRINHERI, Lélio; SANTOS, Thiago Francis dos.SABORES DO MUNDO: Uma proposta de diversidade gastronômica e cultural, 2016.Trabalho d eConclusão de Curso(Curso Técnico em Administração) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2019.
Resumo: A refeição deve ser um momento especial, principalmente quando é feita em família ou entre amigos. Esse momento fica completo para o cliente quando ele é tratado com hospitalidade e atenção. Além de bom atendimento, alguns diferenciais são essenciais para o sucesso de um negócio. A pouca diversidade no cardápio pode não fidelizar o cliente por não suprir suas necessidades ou expectativas. Diversas pessoas ficam presas a culinárias locais ou regionais e acabam esquecendo, por falta de fácil acesso ou desconhecimento, da culinária de diferentes países. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo propor uma ideia de negócio que ofereça ao cliente maior proximidade de diferentes culturas existentes ao redor do mundo. Especificamente, busca-se verificar a viabilidade do negócio e apresentar variedades gastronômicas de diferentes regiões. Metodologia: A metodologia está baseada em pesquisa bibliográfica sobre diferenças regionais e a relação dos costumes e das culturas com a culinária, bem como em uma pesquisa de campo sobre a aceitação do negócio. Foi utilizada a ferramenta CANVAS de modelagem de negócios e SWOT para a avaliação estratégica. Indicadores associados à lucratividade, à rentabilidade e ao prazo de retorno de investimento foram calculados. Resultados: A diversidade culinária abordada neste trabalho é importante para a economia regional, pois além de atrair a população aqui residente, pode aumentar o fluxo de novos visitantes/turistas que tenham curiosidade de conhecer novas culturas por meio da culinária. Além da gastronomia de diferentes regiões, um ambiente diferenciado é capaz de aproximar ainda mais as pessoas de tais culturas. O restaurante proposto visa oferecer diferentes sabores e ambientes temáticos. Considerações Finais: Notou-se por meio da presente pesquisa que a região carece de atenção neste ramo gastronômico. Há uma lacuna associada à culinária diversificada (oriunda de outros países) em um único ambiente a ser preenchida. O negócio é viável. O prazo de retorno do investimento é de aproximadamente dois anos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7343
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3 SABORES DO MUNDO_uma proposta de diversidade gastronômica e cultural (1).pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.