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dc.contributor.advisorHATANO, Nicoli Carolini de Lázari-
dc.contributor.authorSILVA, Alan Charles Catalan da-
dc.contributor.authorSANTOS, Anderson Nunes dos-
dc.contributor.authorKOKUE, Igor Massakazu-
dc.contributor.authorSOUZA, Lucas de-
dc.contributor.authorCAMARGO, Luis Henrique Carpanezi-
dc.contributor.authorMESTRINHERI, Lélio-
dc.contributor.authorSANTOS, Thiago Francis dos-
dc.contributor.otherHATANO, Nicoli Carolini de Lázari-
dc.contributor.otherMANOEL, Caroline Penteado-
dc.contributor.otherCAMPOS, Cinthia Mancine Coelho de-
dc.date.accessioned2022-03-31T18:55:14Z-
dc.date.available2022-03-31T18:55:14Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.citationSILVA, Alan Charles Catalan da; santos, Anderson Nunes dos; KOKUE, Igor Massakazu; SOUZA, Lucas de; CAMARGO, Luis Henrique Carpanezi; SOUZA, Lucas de; MESTRINHERI, Lélio; SANTOS, Thiago Francis dos.SABORES DO MUNDO: Uma proposta de diversidade gastronômica e cultural, 2016.Trabalho d eConclusão de Curso(Curso Técnico em Administração) - Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7343-
dc.description.abstractA refeição deve ser um momento especial, principalmente quando é feita em família ou entre amigos. Esse momento fica completo para o cliente quando ele é tratado com hospitalidade e atenção. Além de bom atendimento, alguns diferenciais são essenciais para o sucesso de um negócio. A pouca diversidade no cardápio pode não fidelizar o cliente por não suprir suas necessidades ou expectativas. Diversas pessoas ficam presas a culinárias locais ou regionais e acabam esquecendo, por falta de fácil acesso ou desconhecimento, da culinária de diferentes países. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo propor uma ideia de negócio que ofereça ao cliente maior proximidade de diferentes culturas existentes ao redor do mundo. Especificamente, busca-se verificar a viabilidade do negócio e apresentar variedades gastronômicas de diferentes regiões. Metodologia: A metodologia está baseada em pesquisa bibliográfica sobre diferenças regionais e a relação dos costumes e das culturas com a culinária, bem como em uma pesquisa de campo sobre a aceitação do negócio. Foi utilizada a ferramenta CANVAS de modelagem de negócios e SWOT para a avaliação estratégica. Indicadores associados à lucratividade, à rentabilidade e ao prazo de retorno de investimento foram calculados. Resultados: A diversidade culinária abordada neste trabalho é importante para a economia regional, pois além de atrair a população aqui residente, pode aumentar o fluxo de novos visitantes/turistas que tenham curiosidade de conhecer novas culturas por meio da culinária. Além da gastronomia de diferentes regiões, um ambiente diferenciado é capaz de aproximar ainda mais as pessoas de tais culturas. O restaurante proposto visa oferecer diferentes sabores e ambientes temáticos. Considerações Finais: Notou-se por meio da presente pesquisa que a região carece de atenção neste ramo gastronômico. Há uma lacuna associada à culinária diversificada (oriunda de outros países) em um único ambiente a ser preenchida. O negócio é viável. O prazo de retorno do investimento é de aproximadamente dois anos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher136pt_BR
dc.subjectGastronomiapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleSabores do mundo: Uma proposta de diversidade gastronômica e culturalpt_BR
dc.title.alternativeFlavors of the world: A proposal for gastronomic and cultural diversitypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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