Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7152
Título: A culinária da região Norte do Brasil
Autor(es): VOLPE, José Reinaldo Limeira
FARIAS, Lorrye Paiva Flegler de
CASAGRANDE, Luísa Simões
Orientador(es): DEANUNCIO, Gabriela Soldi Gonçalves
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Culinária;Gastronomia
Data do documento: Jul-2020
Editor: 029
Referência Bibliográfica: VOLPE, José Reinaldo Limeira; FARIAS, Lorryne Paiva Flegler; CASAGRANDE, Luísa Simões. A culinária da região Norte do Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Nutrição e Dietética) - Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2020.
Resumo: A Culinária do Brasil se apresenta de múltiplas formas nas cores, texturas, temperos e principalmente sabores. Cada região do país exibe pratos típicos variados e modificados por diferentes povos. Portugueses, holandeses, franceses, africanos e principalmente os índios formaram a culinária do Norte, sendo uma das mais variadas do mundo. A região tem um clima quente e úmido, é composta pelos estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins e sua culinária se divide entre o pescado e frutos da terra. Frutas regionais, como o açaí, fazem parte do hábito alimentar. Em virtude da abundância de água doce, o consumo de peixes é muito proeminente, tornando o prato do nortista mais salutar, devido às propriedades benéficas deste alimento. Destaca-se dois peixes, o Pacu (Piaractus mesopotamicus), comumente encontrado nas Bacias Amazônicas, Araguaia-Tocantins e Prata e a Matrinxã (Brycon), muito encontrada também na Bacia Amazônica. O açaí, um fruto que é bastante utilizado para diversos tipos de preparações, é conhecido por fornecer energia ao corpo, além de proporcionar muitos nutrientes e ter ação antioxidante. A intenção desse trabalho é apresentar informações sobre a região Norte do país, provocando um interesse sobre a culinária típica local. A metodologia envolveu a criação de dois pratos distintos entre si com açaí e peixe e outros ingredientes típicos da culinária nortista como a tapioca, pimenta de cheiro e castanha-do-brasil. O resultado foi não apenas pratos saborosos e saudáveis, mas também um aprofundamento sobre a culinária nortista e a cultura nacional brasileira. Criar um prato com ingredientes não comumente utilizados é um desafio, porém com um final interessante e bonito de se ver.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7152
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nutricaoedietetica_2020_1_josevolpe_aculinariadaregiaonorte.pdf
  Restricted Access
1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.