Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7031
Título: | Ferramenta online de comparação de preços de supermercados |
Autor(es): | TEIXEIRA, Letícia Silva |
Orientador(es): | JANDL JUNIOR, Peter |
Outro(s) contribuidor(es): | SACILOTTI, Adaní Cusin OLIVEIRA, Jucelaine Lopes de |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Supermercado;Desenvolvimento de software |
Data do documento: | 26-Jun-2018 |
Editor: | 114 |
Referência Bibliográfica: | TEIXEIRA, Letícia Silva. Ferramenta Online de Comparação de Preços de Supermercado. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Analise e desenvolvimento de sistemas)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2018. |
Resumo: | Com a crise econômica em que se encontra o país, a população brasileira tem
buscado por alternativas para economizar no momento da compra por produtos, em
especial, os produtos alimentícios. Devido a isto, propôs-se o desenvolvimento de
uma ferramenta online em que consumidores pudessem comparar preços de
diversos supermercados. Assim, diminuindo o gasto no momento da compra. Este
trabalho tem natureza aplicada e para seu desenvolvimento foram realizadas
pesquisas em livros, revistas e jornais eletrônicos e análises de dados econômicos.
Também se utilizou questionário disponibilizado na internet através do Google
Forms para obtenção de dados. O público-alvo foi discentes e docentes da FATEC
Jundiaí, familiares e pessoas da comunidade em geral. Das 77 pessoas
entrevistadas no período em que a pesquisa ficou disponível, 77,9% afirmaram que
preferem utilizar estabelecimentos com produtos em valor promocional. Ainda,
76,7% das pessoas se manifestaram a favor do uso de uma ferramenta para
comparação de preços. Com a análise dos dados, salientou-se a viabilidade de
desenvolvimento da ferramenta. Tanto para estratégias econômicas para
consumidores como para estratégias de venda e divulgação dos estabelecimentos.
Assim, no presente trabalho estão contidos todos os procedimentos que foram
adotados para desenvolvimento da ferramenta bem como toda documentação do
software With the economic crisis in which the country is, the Brazilian population has sought alternatives to save money when buying products, especially food products. Due to this, the development of an online tool was proposed in which consumers could compare prices of several supermarkets. Thus, reducing the expense at the time of purchase. This work has an applied nature and for its development researches were carried out in books, magazines and electronic journals and analyzes of economic data. We also used a questionnaire made available on the internet through Google Forms for data collection. The target audience was students and faculty of FATEC Jundiaí, relatives and people of the community in general. Of the 77 people interviewed during the period when the survey became available, 77.9% stated that they prefer to use establishments with products with promotional value. Still, 76.7% of people expressed support for using a tool for price comparison. With the analysis of the data, the feasibility of development of the tool was emphasized. Both for economic strategies for consumers and for strategies of sale and disclosure of establishments. Thus, in this work are contained all the procedures that were adopted for tool development as well as all software documentation. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7031 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiaemanaliseedesenvolvimentodesistemas_2018_1_ letícia silva teixeira_ ferramenta online de comparação de preços de supermercados.pdf Restricted Access | 2.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.