Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7031
Título: Ferramenta online de comparação de preços de supermercados
Autor(es): TEIXEIRA, Letícia Silva
Orientador(es): JANDL JUNIOR, Peter
Outro(s) contribuidor(es): SACILOTTI, Adaní Cusin
OLIVEIRA, Jucelaine Lopes de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Supermercado;Desenvolvimento de software
Data do documento: 26-Jun-2018
Editor: 114
Referência Bibliográfica: TEIXEIRA, Letícia Silva. Ferramenta Online de Comparação de Preços de Supermercado. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Analise e desenvolvimento de sistemas)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2018.
Resumo: Com a crise econômica em que se encontra o país, a população brasileira tem buscado por alternativas para economizar no momento da compra por produtos, em especial, os produtos alimentícios. Devido a isto, propôs-se o desenvolvimento de uma ferramenta online em que consumidores pudessem comparar preços de diversos supermercados. Assim, diminuindo o gasto no momento da compra. Este trabalho tem natureza aplicada e para seu desenvolvimento foram realizadas pesquisas em livros, revistas e jornais eletrônicos e análises de dados econômicos. Também se utilizou questionário disponibilizado na internet através do Google Forms para obtenção de dados. O público-alvo foi discentes e docentes da FATEC Jundiaí, familiares e pessoas da comunidade em geral. Das 77 pessoas entrevistadas no período em que a pesquisa ficou disponível, 77,9% afirmaram que preferem utilizar estabelecimentos com produtos em valor promocional. Ainda, 76,7% das pessoas se manifestaram a favor do uso de uma ferramenta para comparação de preços. Com a análise dos dados, salientou-se a viabilidade de desenvolvimento da ferramenta. Tanto para estratégias econômicas para consumidores como para estratégias de venda e divulgação dos estabelecimentos. Assim, no presente trabalho estão contidos todos os procedimentos que foram adotados para desenvolvimento da ferramenta bem como toda documentação do software
With the economic crisis in which the country is, the Brazilian population has sought alternatives to save money when buying products, especially food products. Due to this, the development of an online tool was proposed in which consumers could compare prices of several supermarkets. Thus, reducing the expense at the time of purchase. This work has an applied nature and for its development researches were carried out in books, magazines and electronic journals and analyzes of economic data. We also used a questionnaire made available on the internet through Google Forms for data collection. The target audience was students and faculty of FATEC Jundiaí, relatives and people of the community in general. Of the 77 people interviewed during the period when the survey became available, 77.9% stated that they prefer to use establishments with products with promotional value. Still, 76.7% of people expressed support for using a tool for price comparison. With the analysis of the data, the feasibility of development of the tool was emphasized. Both for economic strategies for consumers and for strategies of sale and disclosure of establishments. Thus, in this work are contained all the procedures that were adopted for tool development as well as all software documentation.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7031
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.