Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/641
Título: A criação da vantagem competitiva por meio da aprendizagem organizacional e da gestão do conhecimento: análise de estudos de casos empresariais
Título(s) alternativo(s): The creation of competitive advantage through organizational learning and knowledge management: analysis of business case studies
Autor(es): SALES, Ellen Alves
Orientador(es): MORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno de
Outro(s) contribuidor(es): GARCIA, Carlos Henrique Menezes
BALAN, Doralice de Souza Luro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sociologia organizacional;Gestao do conhecimento;Planejamento estratégico;Educação corporativa
Data do documento: 4-Dez-2013
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SALES, Ellen Alves. A criação da vantagem competitiva por meio da aprendizagem organizacional e da gestão do conhecimento: análise de estudos de casos empresariais, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013
Resumo: A aprendizagem organizacional e a gestão do conhecimento vem ganhando destaque nas formas de gerir dos últimos anos. A valorização do funcionário, a colaboração de parceiros, o incentivo ao aprendizado contínuo, são ações que classificam as empresas, não somente em quantidade de pessoas que anseiam trabalhar na mesma, mas também como a empresa se classifica frente às concorrentes, garantindo dessa forma uma vantagem competitiva eficaz que perpetua-se cada vez mais com o uso dessas abordagens e com a evolução da estratégia. A partir disso, o objetivo deste trabalho é demonstrar através de pesquisas bibliográficas os conceitos e transformações ao longo de tempo para tamanha procura pela atuação das abordagens nas empresas. São esclarecidas práticas e exemplificações do uso dessas ações para a criação direta de vantagem competitiva das empresas através da análise de estudos de casos de três empresas que se destacam em seus segmentos pelo uso dessas ações. Concluindo assim o uso da abordagem de aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento na estratégia empresarial como fatores decisivos na criação de vantagem competitiva perante os concorrentes e o mercado global que muda constantemente.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/641
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20132S_SALESEllenAlves_TCCGE0057.pdf782.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.