Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6321
Título: Produção de canudos biodegradáveis e comestíveis a base de pectina
Autor(es): MOLENA, Aline Cristiane
VIDOTTO, Alex Aparecido
GUERRA, Ariane
Orientador(es): GALVÃO, Rebeca Zuliani
Outro(s) contribuidor(es): GALVÃO, Rebeca Zuliani
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Meio ambiente;Pectina;Química orgânica;Compostos orgânicos
Data do documento: Jul-2019
Editor: 027
Referência Bibliográfica: MOLENA, Aline Cristiane; VIDOTTO, Alex Aparecido; GUERRA, Ariane. Produção de canudos biodegradáveis e comestíveis a base de pectina. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, SP, 2019.
Resumo: Atualmente, um dos grandes temas discutidos é o grave problema ambiental gerado pelos canudos plásticos, que ao serem descartados ficam na natureza por aproximadamente 400 anos. Na intenção de conscientizar a população de buscar por meios que minimizem esses impactos, o presente estudo visa orientar e conscientizar as pessoas sobre o uso abusivo do canudo plástico, mostrando meios acessíveis de obtenção desse produto. Para tanto, buscou-se desenvolver um canudo com características biodegradáveis e comestíveis a base de pectina, um polissacarídeo presente nas paredes celulares do tecido vegetal. A partir de testes experimentais, pode-se chegar a uma composição de um filme adequado para produção de canudos que apresentaram características biodegradáveis e comestíveis, mas que ainda precisam ser aperfeiçoados em relação a durabilidade em solução aquosa.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6321
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRODUÇÃO DE CANUDOS BIODEGRADÁVEIS E COMESTÍVEIS A BASE DE PECTINA.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.