Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6154
Title: Estímulo ao aproveitamento integral dos alimentos in natura
Other Titles: Encouraging the full use of fresh food
Authors: SILVA, Daniela Fernandes da
SOUZA, Elaine Santos de
SANTANA, Mônica
Advisor: SOUZA, Suelen Jorge de
type of document: Monografia
Keywords: Alimentos;Alimentos naturais;Análise sensorial de alimentos;Desperdício de alimentos;Educação alimentar e nutricional;Sustentabilidade
Issue Date: 2015
Publisher: 238
Citation: SILVA, Daniela Fernandes da; SOUZA, Elaine Santos de; SANTANA, Mônica. Estímulo ao aproveitamento integral dos alimentos in natura, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico Nutrição Díetética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2015.
Abstract: O aproveitamento integral doa alimentos tem como objetivo promover o uso dos alimentos em sua totalidade na execução de preparações, estimulando o consumo de partes não convencionais dos alimentos, a diminuição de desperdícios, gastos financeiros e a diminuição de lixo orgânico no meio ambiente. Objetivos: Orientar sobre o aproveitamento integral dos alimentos in natura, elaborar uma preparação com o aproveitamento total dos vegetais, análise sensorial da preparação escolhida e avaliação da intenção de consumo de preparações com o aproveitamento total dos alimentos. Metodologia: A coleta de dados foi realizada em uma Instituição Educacional, onde foi realizada orientação visual através de folder informativo para os participantes, e apresentação de uma preparação realizada no laboratório da Instituição usando vegetais em sua totalidade. Resultados: A presente pesquisa foi desenvolvida para verificarmos o nível de conhecimento dos entrevistados sobre o referido assunto. Por meio de respostas dadas aos questionários e análise sensorial da preparação oferecida para a degustação, onde foi utilizado talos de espinafre e cascas de cenouras, ao qual apresentou bons resultados. Conclusão: Assim que é possível elaborar preparações para serem consumidas no dia a dia gastando pouco e desperdiçando menos com alimentos que são de fácil acesso para a compra, e que tenha uma boa aceitação por todos da residência.
The full use of food aims to promote the use of food in its entirety in the preparation of food, encouraging the consumption of unconventional parts of food, reducing waste, financial expenses and reducing organic waste in the environment. Objectives: Guide on the full use of fresh food, prepare a preparation with the full use of vegetables, sensory analysis of the chosen preparation and evaluation of the intention of consumption of preparations with the total use of the food.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6154
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estímulo ao aproveitamento integral dos alimentos in natura.pdf
  Restricted Access
7.78 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.