Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6085
Title: Receitas alternativas para diabéticos
Other Titles: Alternative recipes for diabetics
Authors: SANTOS, Caroline Silva
SANTOS, Daniela Gonsaga Damascena dos
PEREIRA, Gabriella Nikole Chagas
SILVA, Jaqueline Neves da
SILVA, Milena Albuquerque de Moura
SILVA, Nayrah Achilles
Advisor: SANTO, Marcela Nunes
SOUZA, Suelen Jorge de
type of document: Monografia
Keywords: Alimentação alternativa;Análise sensorial de alimentos;Diabetes mellitus;Hiperglicemia;Planejamento de cardápio;Promoção da saúde;Mulheres
Issue Date: 2017
Publisher: 238
Citation: SANTOS, Caroline Silva; SANTOS, Daniela Gonsaga Damascena dos; PEREIRA, Gabriela Nikole Chagas; SILVA, Jaqueline Neves da; SILVA, Milena Albuquerque de Moura; SILVA, Nayrah Achilles. Receitas alternativas para diabéticos, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2017.
Abstract: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença cujo indivíduo se encontra com hiperglicemia crônica. Por vezes o paciente é instruído a uma restrição alimentar, porém, o mesmo deve ser visto por completo, situação socioeconômica, costumes, etc. Objetivo: Adaptar receitas para estimular o consumo de preparações que promovam a saúde dos diabéticos. Metodologia: Foi criada uma página na rede social Facebook para a realização do projeto. Foram realizadas três receitas para a análise sensorial e a avaliação sobre a aceitabilidade do público. Com tais resultados foi elaborado o catálogo de receitas. Resultados e Discussão: Adequando-se aos fatores propícios a atender as necessidades dos portadores de DM através das receitas: Torta Integral de Frango, Cookie de Chocolate e Trufa Diet; foi realizado um evento com intuito de reunir indivíduos portadores da patologia, para que os tais degustassem as receitas citadas e as avaliassem de acordo com suas características organolépticas. Mediante as pesquisas alcançadas foi obtido resultados com participantes de prevalência do sexo feminino (75%), as faixas etárias entre 30 a 50 anos (68%) e a renda per capita se sobrepôs a 1 ou 2 salários mínimos (67%).Entre os alimentos que os participantes mais sentem falta encontra-se os doces e as massas (84%), e os julgados proibidos envolvem açúcares e massas (55%). Por meio do questionário sensorial foi verificado que a maioria das preparações obteve sucesso, excluindo apenas o Cookie. Contudo a aparência da preparação apresentou-se agradável à vista, juntamente com as demais. Quanto ao “Odor”, todas as preparações foram aceitas, entretanto a única a ser aprovada no sabor foi a Torta Integral de Frango. Houve uma preponderância de todas as preparações para serem realizadas em residência domiciliar pelos portadores. Os quesitos menos aceitos foram readaptados para serem compilados no catálogo de receitas. Conclusão: O catálogo possui receitas alternativas e nutritivas que darão assistência para os diabéticos que possuem o desejo por uma alimentação variada, e que aprimorem a sua dieta.
Diabetes Mellitus (DM) is a disease whose individual has chronic hyperglycemia. Sometimes the patient is instructed to a dietary restriction, however, it must be seen in full, socioeconomic status, customs, etc. Objective: Adapt recipes to encourage the consumption of preparations that promote the health of diabetics.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6085
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Receitas alternativas para diabéticos.pdf
  Restricted Access
1.87 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.