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Título: Desenvolvimento de um kit didático de lançamento oblíquo para uso em física experimental
Autor(es): SILVA, Jailton Gonçalves da
Orientador(es): YAMAMOTO, Roberto Katsuhiro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Eletrônica (aplicações industriais);Visão computacional;Dispositivos eletrônicos;Sistemas mecânicos (projeto);Máquinas elétricas;Eletromagnetismo;Física;Planejamento e análise de experimentos;Cinemática
Data do documento: 2021
Editor: 002
Referência Bibliográfica: SILVA, Jailton Gonçalves da. Desenvolvimento de um kit didático de lançamento oblíquio para uso em física experimental, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.
Resumo: O kit didático de lançamento oblíquo (L3D) é um dispositivo que pretende auxiliar o entendimento prático dos alunos do curso de Física experimental, possibilitando através de experimentos de lançamentos que podem ser configurados previamente no kit, como ângulo de lançamento no plano XY e intensidade da força de lançamento. Dando ênfase ao método comparativo entre previsões teóricas de lançamento previstos em aulas na disciplina de Física e resultados práticos observados por câmera programada para a captação do movimento de uma bolinha de tênis de mesa que é lançada com auxílio de um canhão lançador. O nome L3D foi escolhido com o intuito de fazer referência aos 3 dispositivos eletromecânicos constituintes nesse projeto que são: Motor de passo, motor 12VDC e eletroímã. O kit didático se propõe controlar esses dispositivos via microcomputador, para poder coletar dados experimentais de lançamento oblíquo, para só então comparar as amostras de deslocamento da esfera de ABS lançada em frente de um anteparo negro construído para evitar possíveis ruídos de cores ao fundo da gravação das imagens, comumente denominadas de frames do vídeo. O método utilizado para a realização das medidas é a visão computacional simuladas com auxílio do software MATLAB ® 2020 versão estudante, e ainda o método comparativo deste trabalho faz uso da Estatística descritiva para comparar as distribuições dos pontos das amostras, para só então finalizar o experimento. Assim possibilitando ao aluno usuário do kit didático uma análise sobre as diferenças entre teoria e prática de maneira quantitativa para ao fim perceber que ambas as áreas Físicas se complementam, no método cientifico, onde as análises são baseadas em dados, não em opinião.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6013
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

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