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Título: Como melhorar a experiência do usuário com e-commerce através da usabilidade
Título(s) alternativo(s): How to improve the user experience with e-commerce through usability
Autor(es): FONSECA, Ivan Francisco da
Orientador(es): VENTURA, Acácia de Fátima
Outro(s) contribuidor(es): CAVALCANTE, Wagner Siqueira
FEDEL, Gabriel de Souza
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Data do documento: 4-Dez-2014
Editor: 004
Referência Bibliográfica: FONSECA, Ivan Francisco da. Como melhorar a experiência do usuário com e-commerce através da usabilidade, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014
Resumo: O presente texto aborda conceitos sobre usabilidade, demonstra o quanto a aplicação de suas técnicas pode influenciar, ou não, no sucesso de uma loja virtual; faz um levantamento e estuda as principais heurísticas que medem o grau de usabilidade de um site; apresenta técnicas que podem ser utilizadas em produtos disponíveis de maneira que o usuário tenha maior facilidade para conhecer e comprar o produto. Em um mundo onde a tecnologia da informação e comunicação é cada vez mais importante para as organizações, estar presente na internet é fundamental para os negócios de qualquer empresa. Quem fica fora do mundo online está perdendo um importante canal de comunicação com os clientes e o resto do mundo, sendo assim, o e-commerce tem sido uma das ferramentas mais utilizadas para que isso aconteça. Este estudo aponta o crescimento desse mercado nos últimos anos e mostra como os dispositivos mobile tem sido fundamentais para que isso aconteça, como a usabilidade pode impactar diretamente no sucesso de uma loja virtual. Estar presente na internet é importante, mas não o basta, pois é preciso atrair internautas de qualquer perfil, desde iniciantes aos mais experientes, por isso, um website de vendas deve ser acessível para todos os públicos. Algumas lojas virtuais não conseguem vender o quanto desejam e, muitas vezes, o problema não está no preço ou na qualidade dos produtos e sim na falta de usabilidade do site. As pessoas não compram porque não conseguem comprar, ou então acham difícil e vão para outro site. O objetivo consistiu em estudar maneiras de melhorar a interação entre usuário e interface, aplicando as técnicas que são abordadas na usabilidade em e-commerce. O método utilizado foi o hipotético-dedutivo e a pesquisa foi classificada do ponto de vista de sua natureza, da abordagem do problema e de seus objetivos. A conclusão que esse trabalho apresenta é que as lojas virtuais devem ter a usabilidade como aliada para obter o sucesso esperado, caso isso não aconteça, a dificuldade para manterem-se online será muito maior.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/592
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