Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5918
Título: A importância do marketing de relacionamento entre empresas de pequeno e médio porte
Título(s) alternativo(s): The importance of relationship marketing between small and medium sized businesses
Autor(es): SANTOS, Rafael Passavates dos
Orientador(es): SILVEIRA, Davi Lemes da
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Satisfação do consumidor;Marketing social
Data do documento: Jun-2021
Editor: 165
Referência Bibliográfica: SANTOS, Rafael Passavates dos. A importância do marketing de relacionamento entre empresas de pequeno e médio porte. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec de Araçatuba, Auriflama, 2021.
Resumo: Considerando as eventuais mudanças ocorridas no mercado, a concorrência tornando-se cada vez mais acirrada e os clientes cada vez mais exigentes, torna-se imprescindível para toda e qualquer empresa buscar satisfazer as necessidades, criar relacionamentos duradouros com seus clientes, e consequentemente gerar mais lucros. O marketing de relacionamento é uma técnica essencial para alcançar tal objetivo. O presente trabalho teve por objetivo estudar a importância e a abrangência desse tipo de marketing nas organizações de pequeno e médio porte, estabelecidas no município de Auriflama SP. Para a coleta de dados foi utilizada a aplicação de questionários junto aos microempresários do município para verificar a percepção deles acerca da interação com os clientes. Observa-se com os resultados apresentados que, mesmo com uma boa relação entre a empresa e seus clientes, existem alguns pontos dessa interação que não são percebidos pelos gestores e precisam de melhoria, para que se possa criar um relacionamento duradouro entre ambos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5918
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.