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dc.contributor.advisorSILVEIRA, Davi Lemes da-
dc.contributor.authorSANTOS, Rafael Passavates dos-
dc.date.accessioned2021-09-28T22:44:20Z-
dc.date.available2021-09-28T22:44:20Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Rafael Passavates dos. A importância do marketing de relacionamento entre empresas de pequeno e médio porte. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec de Araçatuba, Auriflama, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5918-
dc.description.abstractConsiderando as eventuais mudanças ocorridas no mercado, a concorrência tornando-se cada vez mais acirrada e os clientes cada vez mais exigentes, torna-se imprescindível para toda e qualquer empresa buscar satisfazer as necessidades, criar relacionamentos duradouros com seus clientes, e consequentemente gerar mais lucros. O marketing de relacionamento é uma técnica essencial para alcançar tal objetivo. O presente trabalho teve por objetivo estudar a importância e a abrangência desse tipo de marketing nas organizações de pequeno e médio porte, estabelecidas no município de Auriflama SP. Para a coleta de dados foi utilizada a aplicação de questionários junto aos microempresários do município para verificar a percepção deles acerca da interação com os clientes. Observa-se com os resultados apresentados que, mesmo com uma boa relação entre a empresa e seus clientes, existem alguns pontos dessa interação que não são percebidos pelos gestores e precisam de melhoria, para que se possa criar um relacionamento duradouro entre ambos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher165pt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subject.otherGestão e negóciospt_BR
dc.titleA importância do marketing de relacionamento entre empresas de pequeno e médio portept_BR
dc.title.alternativeThe importance of relationship marketing between small and medium sized businessespt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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