Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5918
Title: A importância do marketing de relacionamento entre empresas de pequeno e médio porte
Other Titles: The importance of relationship marketing between small and medium sized businesses
Authors: SANTOS, Rafael Passavates dos
Advisor: SILVEIRA, Davi Lemes da
type of document: Artigo científico
Keywords: Satisfação do consumidor;Marketing social
Issue Date: Jun-2021
Publisher: 165
Citation: SANTOS, Rafael Passavates dos. A importância do marketing de relacionamento entre empresas de pequeno e médio porte. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec de Araçatuba, Auriflama, 2021.
Abstract: Considerando as eventuais mudanças ocorridas no mercado, a concorrência tornando-se cada vez mais acirrada e os clientes cada vez mais exigentes, torna-se imprescindível para toda e qualquer empresa buscar satisfazer as necessidades, criar relacionamentos duradouros com seus clientes, e consequentemente gerar mais lucros. O marketing de relacionamento é uma técnica essencial para alcançar tal objetivo. O presente trabalho teve por objetivo estudar a importância e a abrangência desse tipo de marketing nas organizações de pequeno e médio porte, estabelecidas no município de Auriflama SP. Para a coleta de dados foi utilizada a aplicação de questionários junto aos microempresários do município para verificar a percepção deles acerca da interação com os clientes. Observa-se com os resultados apresentados que, mesmo com uma boa relação entre a empresa e seus clientes, existem alguns pontos dessa interação que não são percebidos pelos gestores e precisam de melhoria, para que se possa criar um relacionamento duradouro entre ambos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5918
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.