Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5609
Título: A vantagem competitiva entre microempresas
Título(s) alternativo(s): The competitive advantage between micro-enterprises
Autor(es): LIMA, André
SOUSA, Caroline Maria
SILVA, Emily Vitória do Nascimento
GOMES, Guilherme da Silva
ARAUJO, Maria Gabriella
ALBIACH, Miguel
Orientador(es): VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira
SANTOS, Mileide Lima dos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Microempresas;Competição econômica;Inteligência competitiva;Planejamento estratégico
Data do documento: Dez-2018
Editor: 199
Referência Bibliográfica: LIMA, André. SOUSA, Caroline Maria. SILVA, Emily Vitória do Nascimento. GOMES, Guilherme da Silva. ARAUJO, Maria Gabriella. ALBIACH, Miguel. A vantagem competitiva entre microempresas, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2018
Resumo: O assunto vantagem competitiva é de grande relevância num contexto globalizado em que cada vez mais as indústrias vêm se inovando e aumentando sua oferta de seus produtos e serviços à medida que a demanda dos mesmos aumenta. A concorrência, por conseguinte, cresce, e a competição em empresas médias e pequenas se concentra em campos semelhantes, nos quais foca-se satisfazer os consumidores. Para tanto, o planejamento estratégico, visando a escolha da melhor estratégia e a reorganização das atividades de níveis empresariais e de unidade de negócio tem sido a elucidação para se alcançar a rentabilidade e o respectivo destaque competitivo nos mais específicos setores da economia. Após a construção de hipóteses e pesquisa de mercado, se faz imprescindível o replanejamento estratégico da empresa e a escolha de uma vantagem competitiva, com fundamento em sua estrutura e histórico, a fim de se tornar modelo referencial regionalmente no ramo em que está inserida. Desta forma, o seguinte trabalho apresenta Conceitos de planejamento estratégico, estratégias genéricas, competitivas e operacionais, campos e armas da competição, aprendizado organizacional e principalmente de vantagem competitiva, e como tais métodos e conceitos, numa junção de possível aplicação.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5609
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adm_2018_etim_andrelima_avantagemcompetitiva.pdf
  Restricted Access
617.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.