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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5493
Título: | A contribuição do Endomarketing no comprometimento organizacional |
Título(s) alternativo(s): | The contribution of Endomarketing to organizational commitment |
Autor(es): | SANTOS, Jaqueline de Souza |
Orientador(es): | FERREIRA, Daniel Paulo |
Outro(s) contribuidor(es): | LUCCAS, Taciana Maria Lemes de OLIVA, Angela Simone Ronqui |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Endomarketing;Comunicação interna |
Data do documento: | 18-Jun-2021 |
Editor: | 275 |
Referência Bibliográfica: | SANTOS, Jaqueline de Souza. A contribuição do endomarketing no comprometimento organizacional. 2021. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2021. |
Resumo: | Está cada vez mais evidente que os colaboradores são um diferencial
competitivo para as empresas e que dar atenção a eles contribui para o
próprio crescimento. Este estudo foi desenvolvido com ênfase na área de
Marketing, direcionado ao cliente interno, conhecido como
Endomarketing ou Marketing interno, e abordará a importância de as
empresas investirem no Endomarketing e analisarem a contribuição da
comunicação interna no fortalecimento do comprometimento
organizacional dos colaboradores. A essência do Endomarketing revela
que, para que se possa atingir e conquistar o cliente externo, inicialmente
se deve investir nos seus funcionários, que são o seu primeiro público e
a mediação entre empresa e cliente. Este artigo tem sua metodologia
baseada na pesquisa bibliográfica de diversos autores renomados, como
Bekin (1995 e 2004), Brum (2005 e 2010), Chivenatto (2004), Grönroos
(2003), entre outros, abrangendo a revisão de literatura sobre o tema e a
obtenção e análise de dados primários coletados, utilizando de diversas
formas de consulta, como por exemplo, livros, sites da Internet, artigos
científicos para se ter a credibilidade de informações e argumentos sobre
tema estudado. It is increasingly evident that employees are a competitive differential for companies and that paying attention to them contributes to their own growth. This study was developed with an emphasis on the Marketing area, aimed at the internal customer, known as Endomarketing or Internal Marketing, and will address the importance of companies investing in Endomarketing and analyzing the contribution of internal communication in strengthening employees' organizational commitment. The essence of Endomarketing reveals that, in order to reach and win the external customer, you must initially invest in your employees, who are your first audience and mediation between company and customer. This article has its methodology based on the bibliographic research of several renowned authors, such as Bekin (1995 and 2004), Brum (2005 and 2010), Chivenatto (2004), Grönroos (2003), among others, covering the literature review on the subject and obtaining and analyzing primary data collected, using various forms of consultation, such as books, Internet sites, scientific articles, among others, to have the credibility of information and arguments on the topic studied. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5493 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
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