Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5493
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFERREIRA, Daniel Paulo-
dc.contributor.authorSANTOS, Jaqueline de Souza-
dc.contributor.otherLUCCAS, Taciana Maria Lemes de-
dc.contributor.otherOLIVA, Angela Simone Ronqui-
dc.date.accessioned2021-08-18T21:16:46Z-
dc.date.available2021-08-18T21:16:46Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Jaqueline de Souza. A contribuição do endomarketing no comprometimento organizacional. 2021. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5493-
dc.description.abstractEstá cada vez mais evidente que os colaboradores são um diferencial competitivo para as empresas e que dar atenção a eles contribui para o próprio crescimento. Este estudo foi desenvolvido com ênfase na área de Marketing, direcionado ao cliente interno, conhecido como Endomarketing ou Marketing interno, e abordará a importância de as empresas investirem no Endomarketing e analisarem a contribuição da comunicação interna no fortalecimento do comprometimento organizacional dos colaboradores. A essência do Endomarketing revela que, para que se possa atingir e conquistar o cliente externo, inicialmente se deve investir nos seus funcionários, que são o seu primeiro público e a mediação entre empresa e cliente. Este artigo tem sua metodologia baseada na pesquisa bibliográfica de diversos autores renomados, como Bekin (1995 e 2004), Brum (2005 e 2010), Chivenatto (2004), Grönroos (2003), entre outros, abrangendo a revisão de literatura sobre o tema e a obtenção e análise de dados primários coletados, utilizando de diversas formas de consulta, como por exemplo, livros, sites da Internet, artigos científicos para se ter a credibilidade de informações e argumentos sobre tema estudado.pt_BR
dc.description.abstractIt is increasingly evident that employees are a competitive differential for companies and that paying attention to them contributes to their own growth. This study was developed with an emphasis on the Marketing area, aimed at the internal customer, known as Endomarketing or Internal Marketing, and will address the importance of companies investing in Endomarketing and analyzing the contribution of internal communication in strengthening employees' organizational commitment. The essence of Endomarketing reveals that, in order to reach and win the external customer, you must initially invest in your employees, who are your first audience and mediation between company and customer. This article has its methodology based on the bibliographic research of several renowned authors, such as Bekin (1995 and 2004), Brum (2005 and 2010), Chivenatto (2004), Grönroos (2003), among others, covering the literature review on the subject and obtaining and analyzing primary data collected, using various forms of consultation, such as books, Internet sites, scientific articles, among others, to have the credibility of information and arguments on the topic studied.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher275pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA contribuição do Endomarketing no comprometimento organizacionalpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of Endomarketing to organizational commitmentpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Jaqueline de Souza Santos - TG.pdf299.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.