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Title: Implantação da metodologia 5s no setor de manutenção de um hotel na cidade de Franca-SP
Other Titles: Implementation of the 5s methodology in the maintenance sector of a hotel in the city of Franca-SP
Authors: FERREIRA, Alexandre de Deus
CARLONI, Alessandro Ramos
type of document: Artigo científico
Keywords: Ferramentas;Gestão da qualidade;Manutenção preditiva
Issue Date: Jan-2019
Publisher: 109
Citation: Implementation of the 5s methodology in the maintenance sector of a hotel in the city of Franca-SP
Series/Report no.: Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão;V.2 N.1– janeiro-junho/2019
Abstract: O presente trabalho tem como tema principal a aplicação de uma metodologia em um setor de manutenção de um hotel. Como se sabe a qualidade hoje tem sido priorizada pela maioria das organizações e dessa forma, muitos setores tem buscado formas de garantir a mesma tanto nos serviços prestados quanto mediante os produtos ofertados, de forma a buscar sua permanência diante de um mercado competitivo. Com base nesses pressupostos justifica-se o trabalho mediante a necessidade de compreender como as ferramentas de qualidade podem auxiliar os mais diversos setores da organização. O objetivo deste trabalho é verificar como o emprego da metodologia 5S pode auxiliar na organização do setor de manutenção de um hotel. Como metodologia foi utilizada, primeiramente a pesquisa bibliográfica, por meio da qual foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão. Além disso também foi realizado um estudo de caso em um hotel na cidade de Franca, SP, no qual foi implantado a metodologia do 5S. Pode-se verificar que a implantação foi árdua, porém satisfatória, permitindo limpar e manter o almoxarifado organizado, garantindo assim uma boa qualidade na prestação de serviços ao hotel. Deve-se ressaltar também a necessidade de treinar os operadores continuamente, garantindo a manutenção adequada do local. A metodologia aplicada funcionou plenamente, atendendo aos anseios da direção e contribuindo para a qualidade interna do estabelecimento.
The aim of this paper is the application of a methodology in a hotel maintenance section. As it is well known, quality has been prioritized by most organizations today and, therefore, many sections have been looking for ways to ensure quality in both services provided and the products offered, in order to seek their permanence in a competitive market. Based on these assumptions, the study is justified by the need to understand how quality tools can help the most diverse sections of the organization. The objective of this paper is to verify how the use of the 5S methodology can help in the organization of the hotel maintenance section. According to the methodology, firstly, the bibliographic research was used and a bibliographical survey on the subject was done. In addition, a case study was also carried out in a hotel in the city of Franca, SP, where the 5S methodology was implemented. It can be seen that the implementation was arduous, but satisfactory, allowing to clean and keep the warehouse organized, thus, ensuring a good quality service to the hotel. It is necessary to train operators continuously, ensuring proper maintenance of the place. The methodology applied worked fully, meeting the needs of the management and contributing to the internal quality of the establishment.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5067
ISSN: 2595-5942
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